O TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO NO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS

  • Everlanny Keroly Sousa Santa Rosa UFMS
  • Caio César Santos Borin Garcia

Résumé

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar quais são as principais dificuldades presentes no processo de alfabetização, que não se concentram exclusivamente aos conteúdos curriculares; volta-se a como trabalhá-los no espaço escolar de forma mais atraente para alunos que possuem TDAH, e que não se interessam pelos assuntos que são trabalhados nos métodos convencionais, como o tratamento médico neurológico, e também a partir da arteterapia. Assim, proporcionando a estes alunos um ensino aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, descrições sobre o transtorno, seu diagnóstico e tratamento são descritos neste trabalho. Para a construção dessa pesquisa vários teóricos subsidiaram-me, como: Almeida (2002), Amado (2007), Cervo (2007), Chalita (2001), Cunha (2008), Da Silva (2007), Goldstein (2006). Para melhor compreender nosso objeto de estudo, faremos levantamentos bibliográficos, que terão um embasamento nas concepções dos autores estudados, a fim de compreender a criança com TDAH, e entrevistas estruturadas e semiestruturadas, com questões relacionadas ao TDAH, e a visão de professores e pedagogos de escola básica.

Références

ANDRADE et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Rev. Med. 21 (4), 2011, pp: 455-464.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto – São Paulo: Editora Gente, 2001. Disponível em: . Acesso em: 24 de outubro de 2017.

CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e aprendizagem: amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, p. 17-140, 2008. Acesso em: 25 de outubro de 2017.

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: compreensão, Avaliação e Atuação: Uma Visão Geral sobre TDAH. Artigo: Publicação, novembro/2006. Disponível em: http://www.hiperatividade.com.br. Acesso em: 25 de outubro de 2017.

NASSIFF, Ruth. Sujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e psicopedagogia. 2019.

STROH, Juliana Bielawski. TDAH – Diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia

TOPCZEWSKI, A. Hiperatividade: como lidar? 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. Disponível em: . Acesso em: 26 de outubro de 2017.

VIÉGAS, Lygia de Sousa; OLIVEIRA, Ariane Rocha Felício de. TDAH: Conceitos vagos, existências duvidosas. Revista Nuances: estudos sobre a Educação. Presidente Prudente: SP, v.25, n.1, pp 39-58, 2014.
Publiée
2023-11-07
Rubrique
Resumos Simples