NOMOPHOBIA: THE IMPACTS OF SMARTPHONE USE ON ADOLESCENTS AND ITS INFLUENCES ON LEARNING

NOMOFOBIA: OS IMPACTOS DO USO DO SMARTPHONE SOBRE OS ADOLESCENTES E SUAS INFLUÊNCIAS ACERCA DA APRENDIZAGEM

  • ALINE CLAUDINO DOS SANTOS JACQUES UNIVALI
Keywords: Nomophobia; Smartphone; Adolescents; Learning; Internet.

Abstract

Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa: Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. O estudo investiga o impacto do uso intenso de smartphones por adolescentes e suas influências na aprendizagem, dado o crescente uso e o risco de nomofobia. Objetivou-se compreender essa relação através de revisão sistemática qualitativa e exploratória, com rigorosos critérios de seleção de estudos. A análise dos resultados, sob filiação epistemológica construtivista e interpretativista, indica que o uso excessivo associa-se a efeitos negativos na concentração, desempenho e autonomia, enquanto a nomofobia eleva a ansiedade e estresse. Conclui-se pela necessidade de intervenções para equilibrar o uso tecnológico e métodos tradicionais, favorecendo o desenvolvimento academico e autorregulatório.

 

Palavras-chave: Nomofobia; Smartphone; Adolescentes; Aprendizagem; Internet.

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Published
2025-05-23
Section
Resumos Expandidos