FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA PANDEMIA

narrativas docente sobre um projeto de educação antirracista

  • CLEIDIANE DE OLIVEIRA uemg
  • Letícia Mendonça
  • Teodoro
Palavras-chave: Educação Antirracista, Profissionalidade docente, Diários de Aula

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou a intersecção entre o trabalho docente e a educação antirracista, a partir de narrativas de professores(as). O objetivo desta comunicação é analisar as potencialidades dos diários de aula como instrumento metodológico e formativo, evidenciando como os professores(as) envolvidos(as) no projeto "Escola de Todas as Cores" construíram reflexões que articulam pessoalidade, profissionalidade e educação antirracista. Os dados apresentados foram produzidos por meio da escrita dos diários de aula. Entre as conclusões parciais apresentadas nesta comunicação, destacamos a potencialidade dos diários de aula para a construção de processos crítico-reflexivos e, de maneira específica, para o desenvolvimento da profissionalidade docente com foco na temática antirracista, ao explorar a intersecção entre pessoalidade e profissionalidade docente.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In.: PASSEGGI, Maria da Conceição, SILVA, Vivian Batista da. Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SOUZA, Kátia Reis de. Et al. Trabalho remoto, saúde docente e resistência coletivas em contexto pandêmico: a experiência de docentes da rede particular de educação. In.: MAGALHÃES, Jonas et.al. Trabalho docente sob fogo cruzado II. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021.

TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 4 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Publicado
2025-07-07
Seção
Resumos Expandidos