EDUCAÇÃO E MULTICULTURALISMO NO FOMENTO DOS VALORES DEMOCRÁTICOS E INCLUSIVOS
Resumen
O tema proposto por esse artigo envolve a abordagem do multiculturalismo através do campo educacional. O objetivo da pesquisa consiste em analisar sobre as contribuições da Educação e da formação docente para a inclusão do multiculturalismo em sala de aula. Justifica-se a escolha temática em virtude de sua relevância sociocultural que preza pela observância dos valores democráticos. A metodologia adotada é dedutiva, de natureza qualitativa, com um levantamento teórico-bibliográfico. As principais conclusões obtidas mostram a importância da sala de aula e da formação continuada dos professores, de forma crítica e reflexiva, para os diálogos a respeito da diversidade cultural, assim incentivando práticas educacionais que promovam a equidade, respeito, dignidade humana e bem-estar social, formando cidadãos capazes de lidar com os desafios sociais, potencializando os seus aprendizados através de um ensino inclusivo.
Citas
BAVARESCO, P. R.; TACCA, D. P. Multiculturalismo e diversidade cultural: uma reflexão. Unoesc & Ciência - ACHS, Joaçaba, v. 7, n. 1, p. 61-68, jan.-jun. 2016.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA; A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
CANEN, A. Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas. Educação & Realidade, v. 24, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391. Acesso em: 23 abr. 2025.
CANEN, A.; ARBACHE, A. P.; FRANCO, M. Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses. Educação & Realidade, v. 26, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321. Acesso em: 23 abr. 2025.
CUNHA, C.; PAGAN, A. A.; WARTHA, E. J. Diversidade e preconceito no ensino de ciências: elementos para a formação de professores. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 1, n. 1, p. 50-64, 2020. ISSN 2675-9616.
CUSATI, I. C., et al. Pensar a interculturalidade na educação e a didática crítica intercultural na contemporaneidade. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024011, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10623. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10623. Acesso em: 24 abr. 2025
DAROS, T. Tendências na formação docente para 2025. Ensino superior, 18 nov. 2024. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2024/11/18/tendencias-formacao-docente-2025/. Acesso em: 24 abr. 2025.
FOGALLI, D. T. Multiculturalismo, diversidade cultural e cotidiano escolar: uma análise da temática em filmes de escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.
FREITAS, F. S. A diversidade cultural como prática na educação. Curitiba: InterSaberes, 2012.
IRZIK, G. Universalism, Multiculturalism, and Science Education. Science Education, v. 85, n. 1, p. 71-73, 2000.
KRETZMANN, C. G. Multiculturalismo e diversidade cultural: comunidades tradicionais e a proteção do patrimônio comum da humanidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) – Univerdade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2007.
MELO JUNIOR, M. F. de; LUZ, D. M. D.; MOURA, Ícaro J. M.; SANTOS, D. F. dos; SILVA, K. L.; EIDT, A.; DUTRA, C. A. F.; SEABRA , M. A. B.; JUNQUEIRA , M. da S.; NOGUEIRA NETO, J. M.; SILVA, B. H. F. da; FARIAS JÚNIOR, E. G. de; SILVA, C. V. da; BICHLER, M. H.; SILVA, A. V. da. A diversidade e o multiculturalismo na educação: do passado à contemporaneidade. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 4, p. e3938, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n4-153. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3938. Acesso em: 24 abr. 2025.
MORALES, A. G.; KNECHTEL, M. R. Universidade e formação em educação ambiental multicultural: reflexões iniciais. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 10, n. 2, p. 209-217, maio-ago. 2010.
MOREIRA; A. F.; CÂMARA, Michelle Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA; A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
NUNES, D. D. C. Por uma Educação Multicultural no Brasil. Revista Científica FESA, v. 3, n. 16, p. 3–13, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.408. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/408. Acesso em: 24 abr. 2025.
OLIVEIRA, N. B.; VASCONCELOS, C. A. A formação de professores para a educação ambiental frente aos desafios da ambientalização curricular das instituições. In: VASCONCELOS, C. A. (org.) Formação de professores e experiências em tempos de pandemia. Sobral, CE: Sertão Cult, 2021.
PEIXOTO, R., et al. Educação para todos na perspectiva da inclusão multicultural: políticas, limites e desafios. Contribuciones a las ciencias sociales, v. 17, n. 3, p. e5126, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.3-008. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/5126. Acesso em: 24 abr. 2025.
REIS, M. F. C. T. Educação ambiental na escola básica: reflexões sobre a prática dos professores. Revista contemporânea de educação. Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional, v. 7, n. 14, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1670. Acesso em: 14 abr. 2025.
SILVA, L. I. C.; ARAÚJO, S. M. S. Diversidade cultural e formação: reflexões para a educação. Curitiba: Appris, 2021.
STANLEY, W. B.; BRICKHOUSE, N. W. Teaching Sciences: The Multicultural Question Revisited. Science Education, v. 85, n. 1, p. 35-49, 2000.
VASCONCELOS, C. A. Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7418. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7418. Acesso em: 15 abr. 2025.