ENSINO DE BIOLOGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO DIGITAL
Resumo
Este estudo analisa os desafios e impactos da adaptação de conteúdos de Ciências e Biologia para a Educação a Distância (EaD), com ênfase em metodologias, tecnologias e práticas pedagógicas no ensino básico (presencial e híbrido). Justifica-se pela urgência de adequação ao ensino digital, principalmente em disciplinas com componentes práticos. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em revisão bibliográfica de artigos do Google Acadêmico e SciELO, apoiada por teóricos da EaD que discutem metodologias, tecnologias e práticas educativas. Os resultados evidenciam desafios como deficiências tecnológicas, carência de formação docente e demanda por ferramentas interativas. Como alternativas, destacam-se metodologias ativas e recursos digitais (laboratórios virtuais, simulações), que ampliam o engajamento e a aprendizagem de conceitos complexos. Conclui-se que, embora essas estratégias sejam eficazes, é essencial investir em infraestrutura digital e capacitação docente contínua para consolidar a qualidade do EaD em Ciências e Biologia.
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