SUBJETIVIDADE EM CONFLITO:

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DISPUTA E PRODUÇÃO DE VIOLÊNCIAS.

Abstract

O presente trabalho é um projeto de iniciação científica/ PIBIC, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que foi enquadrado e tem previsão de início para agosto de 2025. O projeto tem como objetivo geral: compreender as expressões de violências que ocorrem no ambiente escolar e identificar quais são essas violências e como elas são registradas. Objetivos específicos: Realizar levantamento bibliográfico para embasar as discussões que serão abordadas no projeto; e identificar quais os tipos de violências que se expressam na unidade escolar por meio de documentos oficiais da unidade escolar. O principal problema a ser abordado por esta pesquisa é a violência escolar em suas múltiplas manifestações (racial, verbal, física, psicológica, patrimonial e sexual). Para construir uma análise sobre esses dados, o estudo será conduzido em três etapas: Levantamento bibliográfico, nas áreas da psicologia educacional, escolar e social, para fundamentar o segmento da pesquisa; Contextualização da comunidade escolar, através da cartografia, inserindo a pesquisadora no contexto e território em que está sendo inserida. Após esse levantamento cartográfico, o estudo entrará em campo com a análise documental, será realizado um levantamento a partir da documentação de registros de ocorrências dos estudantes (caderno de registros, atas) que serão disponibilizados pela escola e posteriormente analisados pela pesquisadora. Como resultados esperados, este estudo tem como objetivo compreender as esferas que permeiam as expressões de violência no ambiente escolar, a partir de documentos oficiais que a instituição utiliza. 

Autor/innen-Biografien

Ana Tereza Fernandes Moura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica da primeira turma de psicologia da Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul (UEMS-Unidade Campo Grande).

Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi bolsista Capes/CNPq. Docente Efetiva do curso de graduacao em Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do curso de graduacao em Psicologia/ UEMS. Mestra em Psicologia (2017) e Psicóloga (2012) pela UFMS. Sua dissertação de mestrado, intitulada "Assédio Moral nas Relações de Trabalho: um estudo com policiais militares", foi escolhida como o melhor trabalho do quadriênio pela plataforma Sucupira do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFMS, sob orientação da Prof. Dr. Branca Maria de Meneses. Em sua pesquisa de doutorado, intitulada "Expressões de Violências na Escola: Tensões Sociais e 'Raciais': Minha Presença o Incomoda?", sob orientação do professor Dr. Christian Muleka Mwewa, defendeu que as tensões sociais e "raciais" estabelecidas no ambiente escolar são fatores significativos na ocorrência e configuração da violência escolar. Também lidera o grupo de estudos e pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea/EduForp, em parceria com o professor Dr. Christian Muleka Mwewa, CPTL/UFMS. Como pesquisadora Fundect/CNPq, orienta pesquisas de iniciação científica PICTEC com estudantes do ensino médio da Rede Básica de Ensino. Coordenadora do Núcleo da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ) ligado à Coordenadoria de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia, CRP 14/MS.Desempenhou funções como Supervisora de Programas dos cursos técnicos e de qualificação profissional do Pronatec/Mediotec, ofertados pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi docente contratada no curso técnico em Recursos Humanos na Escola Integral de Autoria EE Prof. Clarinda Mendes de Aquino. Além disso, atuou como Coordenadora Técnica do Curso de Qualificação Profissional do Projeto Mulheres Mil, realizado na Instituição Penal Feminina, Irmã Irma Zorza, em Campo Grande/MS, também pelo Pronatec/Mediotec. Seus interesses de pesquisa abrangem temas como Psicologia Escolar e Educacional, Educação, Violência Escolar, Políticas públicas voltadas para as infâncias e adolescências, e relações étnicas e "raciais", com enfoque na Teoria Crítica da Sociedade. (Texto informado pelo autor)

Literaturhinweise

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GALINDO, Julyana Sueme Winkler Oshiro. Expressões de violências na escola, tensões sociais e “raciais”: minha presença o incomoda? Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Educação - FAED - Programa de Pós-graduação em Educação - Campus Campo Grande, 2024
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Veröffentlicht
2025-07-07
Rubrik
Resumos Simples