O Conceito de Esporte na Governança do Programa Jr. NBA (Montevidéu, Uruguai 2023–2024)
Resumo
Este artigo apresenta o mapa conceitual elaborado sobre a noção de esporte em uma política pública esportiva no departamento de Montevidéu, Uruguai (analisada nos anos de 2023 - 2024). O programa Jr. NBA, vinculado ao desenvolvimento do basquetebol no país, possui uma relação direta com a National Basketball Association, NBA, que reúne principalmente equipes dos Estados Unidos. A divisão e administração política no Uruguai entre o governo nacional, o departamental e a heterogeneidade dos municípios em Montevidéu, onde é executado o programa departamental analisado, apresenta um cenário particular para o estudo do esporte como problema de gestão pública. A participação cidadã, limitada por uma legislação ambígua, é meramente observadora, enquanto a relação do programa com o plano de desenvolvimento da NBA na América Latina abre espaço para a participação de atores privados. A globalização e a diplomacia esportiva reforçam sua influência, evidenciando um Estado com margens reduzidas de ação no que diz respeito ao controle do esporte, diante de uma governança impulsionada pelo setor privado. Nesse contexto, torna-se necessário conceituar o esporte quando este se propõe no centro do que podemos denominar um exercício de publicificação do basquetebol no país. A partir da análise de documentos oficiais da política esportiva departamental e de entrevistas com os atores vinculados ao Jr. NBA em sua elaboração e implementação, evidenciam-se diferentes olhares sobre o fenômeno esportivo, mas que compartilham o fato de que o conceito não aparece formulado como um eixo problemático, nem como fonte de tensões no discurso
Referências
ATHAYDE, P. F. A.; CARNEIRO, F. H. S.; MATIAS, W. B.; MASCARENHAS, F. Análise de políticas esportivas: compartilhando uma proposta teórico-metodológica. Motrivivência, v. 32, n. 61, 2020. Disponível em: [http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2175-80422020000100205&script=sci_arttext]. Acesso em: 10 maio 2024.
BENÍTEZ, Liber. Deporte, políticas deportivas y estado en Uruguay: reflexiones a partir de una revisión bibliográfica. In: CONGRESSO CIÊNCIAS DO ESPORTE / EDUCAÇÃO FÍSICA, SOBERANIA POPULAR NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA: REDIRECIONANDO AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS NAS ÁGUAS DO DRAGÃO DO MAR, 2023, Fortaleza. Anais do Congresso Ciências do Esporte / Educação Física, Soberania Popular no Brasil e na América Latina: Redirecionando as forças democráticas nas águas do Dragão do Mar, 17-22 de setembro, Fortaleza: [s.n.], 2023.
GOROSPE, Teresa. El deporte como herramienta de política exterior de España. Madrid: Universidad Pontificia Comillas, 2018.
HARGUINDEGUY, Jean-Baptiste. ¿Las políticas públicas son compatibles con la globalización?. In: Análisis de políticas públicas. Madrid: Tecnos, 2015. p. 223-231.