A Pedagogia de Projetos

Uma base para consolidação da gestão democrática nas escolas brasileiras

Abstract

Resumo: Este trabalho pretende relacionar a pedagogia de projetos como um conjunto de concepções, metodologias e instrumentos necessários para a efetivação de uma gestão democrática na escola. Para isso, a metodologia empregada tem caráter bibliográfico, de modo a promover um diálogo entre as teorias e as epistemologias que as fundamentam. Os resultados desse encontro constituem uma rede de contribuições para alcançar os objetivos estritamente pedagógicos propostos nas disciplinas e currículos escolares, como também os estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e, por conseguinte, os benefícios administrativos corroboram uma gestão escolar que alcança resultados positivos, organização administrativa e tomada de decisões democrática e integrada entre todos os sujeitos da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, estudantes, pais e a vizinhança).

Palavras chave: Pedagogia de projetos. Gestão democrática. Projeto político-pedagógico.

Autor/innen-Biografie

Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi bolsista Capes/CNPq. Docente Efetiva do curso de graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do curso de graduação em Psicologia/ UEMS. Mestra em Psicologia (2017) e Psicóloga (2012) pela UFMS. Sua dissertação de mestrado, intitulada "Assédio Moral nas Relações de Trabalho: um estudo com policiais militares", foi escolhida como o melhor trabalho do quadriênio pela plataforma Sucupira do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFMS, sob orientação da Prof. Dr. Branca Maria de Meneses. Em sua pesquisa de doutorado, intitulada "Expressões de Violências na Escola: Tensões Sociais e 'Raciais': Minha Presença o Incomoda?", sob orientação do professor Dr. Christian Muleka Mwewa. Também lidera o grupo de estudos e pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea/EduForp, em parceria com o professor Dr. Christian Muleka Mwewa, CPTL/UFMS.

 

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Veröffentlicht
2025-07-01
Rubrik
Resumos Expandidos