A Pedagogia de Projetos
Uma base para consolidação da gestão democrática nas escolas brasileiras
Abstract
Resumo: Este trabalho pretende relacionar a pedagogia de projetos como um conjunto de concepções, metodologias e instrumentos necessários para a efetivação de uma gestão democrática na escola. Para isso, a metodologia empregada tem caráter bibliográfico, de modo a promover um diálogo entre as teorias e as epistemologias que as fundamentam. Os resultados desse encontro constituem uma rede de contribuições para alcançar os objetivos estritamente pedagógicos propostos nas disciplinas e currículos escolares, como também os estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e, por conseguinte, os benefícios administrativos corroboram uma gestão escolar que alcança resultados positivos, organização administrativa e tomada de decisões democrática e integrada entre todos os sujeitos da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, estudantes, pais e a vizinhança).
Palavras chave: Pedagogia de projetos. Gestão democrática. Projeto político-pedagógico.
Literaturhinweise
DEMO, Pedro. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. 180 p.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n° 100, p. 921-946, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1428100.pdf. Acesso em: 14 de mai de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. 143 p.
FLECK, M. L. S. Pedagogia de projetos. Disponível em: https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/edc905/PedagogiaDeProjetos-Genese.pdf. Acesso em: 15 mai. de 2021.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VENTURA, P. C. S. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação Tecnológica, Belo Horizonte, v.7, n.1, p. 36-41, 2002.