RELATO DE EXPERIÊNCIA OU EXPERIÊNCIA DE CASO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Sthefany Beatriz de Souza Universidade Federal de Mato Groso do Sul
  • Christian Muleka Mwewa Universidade Federal de Mato Groso do Sul
  • Alexandra Neves Western New México University

Аннотация

Objetivo relatar parte da minha experiência ao longo do percurso no curso de Pedagogia. Como essa experiência encontra centralidade na minha participação no Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas, a denomino de experiência de caso. Do ponto de vista metodológico o presente relato não se caracteriza como estudo de caso ou estudo autobiográfico por se distanciar das referidas metodologias. Transitamos entre a contextualização de um campo (o Programa Residência no curso de Pedagogia (CPTL/UFMS) e a especificidade da minha participação como sujeito que se furta de fazer uma exegese do programa, pois trata-se de um recorte da realidade. A experiência de caso se caracteriza por narrar, na primeira pessoa, caso específico que ampliou a minha experiência a partir das experiências que eu trazia comigo como mulher negra. O relato se justifica por enfatizar a iniciação à docência no interior de um curso de licenciatura. Assim, para além da minha subjetividade, trânsito em estudos (referências) que tematizam o estágio, na sua dimensão da práxis (reflexão e ação), como componente do curso de licenciatura. Concluímos que, através das intervenções supervisionadas realizadas com a turma do 2º ano do ensino fundamental na etapa de alfabetização, o Programa se caracteriza como fundamental para a formação de futuras professoras. A participação indica resultados assertivos no contexto da sala de aula por meio da troca de experiências trazidas como sujeito e as adquiridas no programa por meio da orientação supervisionada.

Литература

Esse texto não possui referências
Опубликован
2025-08-05
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Resumos Simples