DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM APLICADO ÀS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESAFIOS DE UM PROJETO COLETIVO PARA A DIVERSIDADE DE PRÉ-ESCOLARES
Abstract
Resumo: Com a presente pesquisa temos como foco as ações pedagógicas, na perspectiva da Educação Inclusiva. Apresentando como tema central, a proposta de analisar e descrever os desafios e as estratégias utilizadas pelos professores de uma Instituição de Educação Infantil da Rede Pública de Ensino de São José e de que modo o Desenho Universal para a Aprendizagem pode contribuir para promover a inclusão de crianças de 4 a 6 anos de idade através das brincadeiras. Essa pesquisa será de natureza qualitativa, com cunho bibliográfico, tendo como aporte teórico parcial obras: BOCK, G. L. K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. (2018), ALVES, M. M.; RIBEIRO, R.; SIMÕES, F. (2013),VYGOTSKY, L. S. A (1991), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (BRASIL, 2008) e seguirá um percurso metodológico a partir da abordagem da pesquisa participativa na perspectiva da inclusão escolar para os diferentes perfis de crianças, ou seja, a partir de ações extensionista com propostas elaboradas de forma colaborativa pela equipe educacional. A pesquisa participante, como propõe o próprio nome, envolve impreterivelmente a participação, tanto do pesquisador no contexto, grupo ou cultura que está a pesquisar, quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa. Os dados obtidos por esse estudo contribuirão para irradiar concepções sobre o brincar acessível, com direito à participação equânime de todas as crianças, descrever avanços e desafios a partir do viés das práticas pedagógicas nos espaços de Educação Infantil, delineando mudanças e formas de conhecer o contexto já estabelecido para determinar as possíveis transformações a serem alcançadas.
Literaturhinweise
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) ,2008.
BOCK, G. L. K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. Desenho universal para a aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016.
VYGOTSKI. L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.