COOPERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS ATIVIDADES DE ENSINO
IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA AULA.
Аннотация
A pesquisa aborda as atividades de ensino na educação básica, com foco na análise da relação da cooperação entre professores e alunos e a motivação para que esses colaborem nas atividades de estudo. Assim, torna-se primordial desvendar o cotidiano escolar, e como os professores enfrentam o desafio de motivar os alunos nas atividades escolares. Reconhecemos a importância fundamental do papel do educador, na organização de um ambiente de ensino e aprendizagem que respeite e valorize a multiplicidade étnica e as diversidades culturais dos estudantes. Consideramos que as vivências adquiridas pela criança em seu meio social, influencia na relação com seus pares e com os professores. Logo, o lugar que a criança ocupa na relação de ensino tem sérias implicações no desenvolvimento de necessidades, afetos e motivação na vida escolar. Portanto, a cultura desempenha um papel de extrema relevância na formação docente, pois um professor munido de uma sólida compreensão da identidade cultural brasileira, estará apto a reconhecer as diversidades, promover a inclusão e acrescentar elementos culturais as suas atividades de ensino. A pesquisa está organizada pelo levantamento bibliográfico nas bases de dados, adotando uma abordagem qualitativa descritiva de natureza observacional o que possibilita a coleta dos dados através da observação direta da manifestação do fenômeno in loco. A fundamentação teórica da pesquisa ancora-se na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, tendo como principais referências as obras de Vygotsky sobre desenvolvimento infantil e as de Leontiev sobre a teoria da atividade. Atualmente, a pesquisa segue rigorosamente o cronograma de execução física do projeto.