A DIALÉTICA DA CAPOEIRA
cultura, formação e atuação profissional.
Abstract
A capoeira é reconhecida como da capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial. Este projeto de pesquisa, propõe investigar as condições de trabalho dos professores de capoeira em Mato Grosso do Sul. Pretende-se centrar nas seguintes categorias de análise como ancoras da investigação: precarização, informalidade ou baixa remuneração. Utilizando a dialética materialista, a pesquisa tem também a intenção de discutir como a inclusão da capoeira no ambiente escolar formal pode transformar o mercado de trabalho desses profissionais na promoção da sua inserção no campo educacional. A metodologia envolverá, qestionários e entrevistas semiestrutradas coletar/geração de dados. A análise das condições socioeconômicas e institucionais dos capoeiristas poderá desvendar a dialética entre cultura, formação e atuação profissional. Nossa hipótese parte do pressuposto de que a valorização profissional dos/das professores/as de capoeira não pode prescindir da problematização da tensão entre os elementos acima indicados em uma perspectiva interseccional no fomento à uma educação promotora de transformação social e econômica dos/das professores/as de capoeira à luz da cultura dita popular.
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