A FORMAÇÃO CULTURAL DOS/DAS DOCENTES DE CAPOEIRA COM NÍVEL SUPERIROR
Abstract
Este projeto de pesquisa nasce das reflexões e experiências na capoeira, ao longo de mais de duas décadas de prática. Tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultura Imaterial da Humanidade, é uma arte que supera os paradigmas do esporte e das práticas desportivas, contemplando diversidades de saberes e fazeres no contexto de suas práticas. O/A professor/a de capoeira são que convivem com esta prática ancestral, que tem por característica principal a transmissão oral e espontânea dos saberes. Pode-se dizer que no final do século XX, estes professores/as de capoeira acessam o ensino superior e agregam à suas identidades, a formação de nível superior. A partir destas reflexões, nasce o problema de pesquisa deste projeto: Como se sintetiza a formação acadêmica e popular na atuação contextual dos/das docentes de capoeira com nível superior. O objetivo geral materializa-se em investigar como se dá a dialética negativa entre a formação acadêmica e a formação popular na atuação pedagógica dos/das docentes de Capoeira com nível superior, considerando os contextos sociais em que estão inseridos. A metodologia de pesquisa consta de duas etapas: na primeira a luz dos instrumentos etnográficos (questionário e entrevistas); a segunda etapa se concentra na dimensão documental e bibliográfica na análise de teses, dissertações e monografias produzidas sobre a capoeira com a temática da formação docente. A análise destes resultados dar-se-á a partir da Teoria Crítica da Sociedade, Estudos culturais, pesquisa no campo da educação e da cultura dentre outros.