O O SIGNIFICADO DO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS POR MEIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Abstract
Com a presente pesquisa temos como interesse o diagnóstico de autismo na Educação Infantil e o acolhimento às famílias, numa relação família e escola. O objetivo é analisar os efeitos do diagnóstico de autismo na família de crianças matriculadas na Etapa da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, acompanhadas pelo Atendimento Educacional Especializado. Tendo como natureza do problema aperfeiçoar a inclusão escolar e, consequentemente, fortalecer os vínculos sociais da criança autista no seu ingresso à Educação Infantil por meio de um trabalho colaborativo entre o Atendimento Educacional Especializado e a família. O estudo desta problemática parte da ideia de que há questões muito importantes referentes à inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, visto que se percebe uma lacuna do que preconizam os documentos Legais em relação aos direitos garantidos de acesso, permanência, qualidade do atendimento após o diagnóstico de autismo. A pesquisa justifica-se pela necessidade de envolver princípios inclusivos, pesquisa e prática, como forma de obter maiores recursos para as contribuições no desenvolvimento de práticas inclusivas na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, em primeira etapa, tendo como aporte teórico parcial as obras: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (BRASIL, 2008), VALLE, J. W.; David J. C. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola (2014), ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar (2012), ARAÚJO, Rafaela dos Santos da Silva. Reflexões da práxis pedagógica de uma professora autista (2022). Como conclusão parcial, refletimos sobre a necessidade de fortalecer as redes sociais de apoio aos familiares e às crianças visando oferecer a eles suporte técnico e emocional para vencer a cada dia os desafios relacionados ao autismo.
Riferimenti bibliografici
VALLE, J. W.; David J. C. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. AMGH Editora. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2014.
_______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 30 de ago. 2022.
ARAÚJO, Rafaela dos Santos da Silva. Reflexões da práxis pedagógica de uma professora autista (2022).