Deslocados de Guerra no contexto da Insurgência Jihadista no Norte de Moçambique

  • Antonio Ntimbanga Museu Nacional de Etnologia

Abstract

 

Esta é uma pesquisa em andamento que busca compreender as sociabilidades e identidades dos deslocados de guerra no contexto da Insurgência Jihadista no Norte de Moçambique. Neste processo, exploramos as modalidades de acolhimento, experiências de guerra, trajetórias e os contextos de inserção dos deslocados (Makonde e Mwani). Entre os sujeitos de investigação estão os deslocados, funcionários do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos e Desastre de Nampula, Caritas Diocesana de Nampula, Governo de Meconta e líder comunitário da comunidade acolhedora. Os métodos adotados são as entrevistas etnográficas, observação (direta) e participante. Os resultados preliminares tendem a evidenciar uma resposta multissetorial, liderada por Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, funcionários do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos e Desastres e do Posto Administrativo de Namialo. Neste processo, os deslocados passam por uma triagem e são acolhidos em centros transitórios (escolas e igrejas) e, posteriormente, reassentados no Posto Administrativo de Corrane. A pesquisa mostra também que os deslocados passam por experiências traumáticas de guerra, de rapto e decapitações de parentes, vizinhos e amigos, incêndio de suas casas.

Palavras–chave: Insurgência jihadista. deslocados de guerra. Sociabilidades e identidades. Norte de Moçambique.

References

Appadurai, A. Global ethnoscapes: notes and queries for a transnational anthropology. In: Recapturing anthropology: working in the present. Richard Fox (ed.), School of American Social Research, Santa Fe, 1991.
Bonate. L, J. K. O Jihadismo Transnacional e a Insurgência em Cabo Delgado, Moçambique. Afro-Ásia, n. 65, pp. 519-553, 2022.
De Sardan, Jean-P. O. A Política do Trabalho de Campo. sobre a produção de dados em sócio-antropologia. Tradução: Michel Samuel e Américo Boca, Editora: Alcance Editores, Maputo – Moçambique, 2016.
Forquilha, S.& Pereira, J. Face ao Conflito no Norte, o que Moçambique pode Aprender da sua Própria Guerra Civil (1976 – 1992)? Uma Análise das Dinâmicas da Insurgência em Cabo Delgado. IESE, Boletim Nº 130, Maputo, 2020.
Honwana, A, M. Espíritos Vivos. Tradições Modernas: Possessão de Espíritos e Reintegração Social Pós-Guerra no Sul de Moçambique. Tradução: Orlanda Mendes. ed. PROMÉDIA, Maputo, Moçambique, 2002.
Pedro, V. M. «Somos moçambicanos, mas antes Makonde»: Dinâmicas de etnicidade e identidade nacional no bairro, PSK, distrito de Boane, sul de moçambique. Tese de Doutor em Antropologia, Especialidade da Antropologia da Etnicidade e do Político, Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2022.
Tamele, V. & Vilanculo, J. A. Algumas danças tradicionais da zona norte de Moçambique. ARPAC – Instituto de Investigação Sociocultural; Central Impressora e editora de Maputo; Maputo, 2002.
Vivet, J. Os Deslocados de Guerra em Maputo: Percursos migratórios, citadinização e transformações urbanas da capital moçambicana (1976-2010). Alcance Editores, 1ª. ed. Maputo, 2015.
Yang, Shu-Yuan. State Recognition or State Appropriation? Land Rights and Land Disputes among the Bugkalot/Ilongot of Northern Luzon, Philippines. Southeast Asian Studies, Vol. 1, No. 1, April, pp. 77–108; Center for Southeast Asian Studies, Kyoto University, 2012.
Published
2025-06-30
Section
Resumos Expandidos