A EDUCAÇÃO EM SAVIANI E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO (1920 – 1990)
Resumen
O tema deste trabalho são as concepções de educação propostas por Dermeval Saviani que possibilitam um melhor entendimento das correntes pedagógicas e de seus pensadores na história da educação e do pensamento pedagógico no Brasil. Com o objetivo de classificar dentro dessas concepções os principais autores da educação brasileira, entre 1920 e 1990, presentes na obra de Moacir Gadotti e de compreender se existe uma única teoria da educação no Brasil, através da pesquisa bibliográfica, foram analisados textos dos dois autores que se referem às concepções de educação e história do pensamento pedagógico brasileiro.
Citas
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas: O pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo (SP): Ática, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1 (52) – jan./abr. 2007. Campinas (SP).
SAVIANI, Dermeval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1 (52) – jan./abr. 2007. Campinas (SP).
Publicado
2023-11-08
Sección
Resumos Expandidos