ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Elaine Ribeiro Santos UFMS - Campus Três Lagoas

Résumé

Resumo: O estudo faz parte de uma pesquisa em andamento e tem como objeto o processo de alfabetização na educação infantil, na idade pré-escolar de 4 a 5 anos, de acordo com a BNCC (2018). O objetivo é compreender a aquisição da escrita na educação infantil, à luz da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski; Luria; Leontiev, 2019). Nessa perspectiva, a alfabetização infantil é um processo social e mediado, no qual a criança aprende a ler e escrever por meio de experiências significativas. Para tanto, o professor deve ter uma formação orientada e os conhecimentos necessários sobre o processo de desenvolvimento da criança. A escrita é um instrumento cultural, e seu domínio envolve estágios simbólicos (desenhos, pseudoletras) e a compreensão de sua função social. O brincar e os erros são parte essencial da construção ativa do conhecimento. A alfabetização, assim, vai além da técnica, integrando-se ao desenvolvimento cognitivo e cultural da criança. Desse modo, nota-se que a aquisição da escrita na educação infantil ocorre por interações sociais mediadas, com o apoio de adultos e pares. Conforme a teoria de Vigotskiana, a cultura molda o desenvolvimento e a diversidade é central no processo de alfabetização; estudos contemporâneos ampliam essa visão, mostrando como a escola deve mediar sem apagar diferenças. A metodologia utilizada será o levantamento bibliográfico, com o uso dos descritores “alfabetização na educação infantil” e “aquisição da escrita na educação infantil”. Esta etapa da pesquisa contribuirá para a análise do processo de alfabetização na educação infantil.

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2025.
VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone; Universidade de São Paulo, 2019.
Publiée
2025-06-12
Rubrique
Resumos Simples