Racismo Cotidiano e suas Múltiplas Manifestações: Uma Análise no Contexto da Formação Docente

  • Leda Maria de Souza Alves Ufms

Resumen

Resumo: Este estudo explorou o racismo cotidiano em suas diversas formas de manifestação, a partir de uma atividade de pesquisa desenvolvida na disciplina Tópicos Especiais em Educação, componente curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL. Conduzida durante o ano de 2025/1, no âmbito do Estágio Docência (parcial), a pesquisa objetivou identificar e analisar as distintas facetas do racismo que permeiam o cotidiano, frequentemente caracterizadas por sua sutileza e naturalização. A relevância deste estudo reside na necessidade de desvelar as complexas dinâmicas racistas para a qualificação de futuros profissionais da educação, fomentando uma atuação consciente e comprometida com a promoção da equidade racial. A metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica de referenciais teóricos da Teoria Crítica e de estudos dedicados ao racismo cotidiano, em articulação com a análise de relatos e discussões emergidas na experiência do estágio. A filiação epistemológica ancora-se na perspectiva crítica, buscando compreender as desigualdades sociais e a construção da identidade. A pesquisa reconhece o papel determinante da formação docente na promoção de uma educação que valorize a diversidade e esteja comprometida com a igualdade de direitos sociais e com uma formação cultural abrangente para os educandos. As conclusões parciais indicam que o racismo se manifesta de maneira multifacetada, abrangendo desde microagressões até a ausência de representatividade, o que demanda uma análise contínua e a implementação de práticas pedagógicas antirracistas no contexto educacional.

Palavras-chave: Racismo; Racismo Cotidiano; Formação Docente; Estágio Docência; Teoria Crítica.

Citas

FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EdUfba, 2008.
Publicado
2025-05-26
Sección
Resumos Simples