POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA “IDADE CERTA”

uma análise crítica a partir da Sociologia da Infância

  • Bruno Pavan dos Santos UFMS
  • Ione UFMS/CPTL
Palavras-chave: Criança. Infância. Sociologia Da Infância.

Resumo

A Sociologia da Infância surge na Europa no final da década de 1980 como um campo de estudo voltado para as culturas infantis. No Brasil, as discussões influenciadas por essas investigações, promoveram mudanças nas políticas públicas e na formação de professores. Portanto, hoje é possível se trabalhar com um novo conceito de “criança” e de “infância”. Destarte, esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo analisar criticamente a política que institui o Compromisso Nacional de Alfabetização na Idade Certa a partir da concepção de “criança” e “infância” elucidadas pela Sociologia da Infância. Espera-se com esse estudo levantar um banco de dados com as principais pesquisas em educação, publicadas em periódicos, que discutam a presença das teorias da Sociologia da Infância nas práticas escolares; realizar um levantamento teórico sobre os principais autores que discutem a Sociologia da Infância e confrontar todos esses dados com as políticas de Alfabetização na Idade Certa.

Biografia do Autor

Ione, UFMS/CPTL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010) com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis (2021). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação.

Referências

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Publicado
2025-06-20
Seção
Resumos Expandidos