POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA “IDADE CERTA”
uma análise crítica a partir da Sociologia da Infância
Resumo
A Sociologia da Infância surge na Europa no final da década de 1980 como um campo de estudo voltado para as culturas infantis. No Brasil, as discussões influenciadas por essas investigações, promoveram mudanças nas políticas públicas e na formação de professores. Portanto, hoje é possível se trabalhar com um novo conceito de “criança” e de “infância”. Destarte, esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo analisar criticamente a política que institui o Compromisso Nacional de Alfabetização na Idade Certa a partir da concepção de “criança” e “infância” elucidadas pela Sociologia da Infância. Espera-se com esse estudo levantar um banco de dados com as principais pesquisas em educação, publicadas em periódicos, que discutam a presença das teorias da Sociologia da Infância nas práticas escolares; realizar um levantamento teórico sobre os principais autores que discutem a Sociologia da Infância e confrontar todos esses dados com as políticas de Alfabetização na Idade Certa.
Referências
CORDEIRO et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação Científica. Vol. 34 - Nº 6, Nov. / Dez. 2007.
CORSARO, W. A Sociologia da Infância. Tradução: Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENSE, Alan. Qualidade da educação na primeira infância: perspectivas pós-modernas. Tradução: Magda França Lopes; revisão técnica: Kátia de Souza Amorim – Porto Alegre: Penso, 2019, 264 p.
KRAMER, S. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. “Seminário Internacional OMEP. Infância – Educação Infantil: reflexões para o início do século”. Brasil, jul. 2000.
QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da Infância: contribuições para o debate. Perspectiva. Florianópolis,v.20, n.Especial, p. 137-162, jul./dez.2002.
QVORTRUP, J. Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Artigo publicado em Eurosocial Report Childhood as a Social Phenomenon: Lessons from an International Project, n. 47, 1993, p. 11-18. Tradução de Maria Letícia Nascimento. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1 (64), p. 199-211, jan./abr. 2011.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005.