SUBJETIVIDADE EM CONFLITO:
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DISPUTA E PRODUÇÃO DE VIOLÊNCIAS.
Résumé
O presente trabalho é um projeto de iniciação científica/ PIBIC, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que foi enquadrado e tem previsão de início para agosto de 2025. O projeto tem como objetivo geral: compreender as expressões de violências que ocorrem no ambiente escolar e identificar quais são essas violências e como elas são registradas. Objetivos específicos: Realizar levantamento bibliográfico para embasar as discussões que serão abordadas no projeto; e identificar quais os tipos de violências que se expressam na unidade escolar por meio de documentos oficiais da unidade escolar. O principal problema a ser abordado por esta pesquisa é a violência escolar em suas múltiplas manifestações (racial, verbal, física, psicológica, patrimonial e sexual). Para construir uma análise sobre esses dados, o estudo será conduzido em três etapas: Levantamento bibliográfico, nas áreas da psicologia educacional, escolar e social, para fundamentar o segmento da pesquisa; Contextualização da comunidade escolar, através da cartografia, inserindo a pesquisadora no contexto e território em que está sendo inserida. Após esse levantamento cartográfico, o estudo entrará em campo com a análise documental, será realizado um levantamento a partir da documentação de registros de ocorrências dos estudantes (caderno de registros, atas) que serão disponibilizados pela escola e posteriormente analisados pela pesquisadora. Como resultados esperados, este estudo tem como objetivo compreender as esferas que permeiam as expressões de violência no ambiente escolar, a partir de documentos oficiais que a instituição utiliza.
Références
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