A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO DIÁLOGO COM CRIANÇAS

  • Mirian Batista dos Santos Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPTL

Resumen

A pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Infâncias e diversidades vinculada dentro do Grupo de Pesquisa GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,  tem como objeto de estudo a percepção das crianças da Educação Infantil a respeito da Educação Inclusiva. Por meio de observação participante e diálogos com as crianças de uma turma de Pré II, a pesquisa busca entender como essas crianças se relacionam com a inclusão, especialmente no que diz respeito a colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais questionamentos abordam a interação entre crianças autistas e seus pares, a promoção de uma educação equitativa e o acolhimento de alunos com necessidades especiais nas escolas. O objetivo maior é captar a visão infantil sobre a inclusão, investigar os avanços e desafios da legislação pertinente e analisar o funcionamento do Atendimento de Educação Especial para crianças com TEA na Educação Infantil. O procedimento metodológico foi de abordagem qualitativa e de pesquisa de campo, com observação participante. Com a pesquisa, espera-se que este estudo contribua com a compreensão da visão de educadores, gestores, funcionários da escola, familiares e crianças a respeito das diversidades presentes na escola e sala de aula. A partir das discussões e reflexões sobre o processo de inclusão escolar, levando em consideração as impressões de uma criança diagnosticada no espectro autista e das crianças que com ela convivem, sobre suas vivências no contexto da Educação Infantil.

Citas

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Publicado
2025-07-07
Sección
Resumos Simples