OS VALORES DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DO PDI DA UFMS

  • Joaquina Manuel Bulaunde Gonhamo Ufms/ três lagoas

Resumen

A crescente complexidade dos desafios ambientais do século XXI exige respostas educacionais que promovam mudanças estruturais nos modos de pensar e agir da sociedade. Nesse contexto, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) se consolida como uma proposta estratégica de transformação social, integrando os princípios da sustentabilidade às práticas pedagógicas. O objetivo deste  ensaio  foi de analisar  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o intuito de compreender como a universidade tem incorporado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, em sua política educacional. O A metodologicamete, o estudo adotou o método qualitativa, com base em análise documental do PDI da UFMS, legislações internas, resoluções institucionais e relatórios da UNESCO, além de revisão bibliográfica de autores que discutem a integração da EDS nas universidades. Espera-se como resultado a identificação de evidências concretas do compromisso da UFMS com os princípios da sustentabilidade, especialmente por meio da oferta de cursos voltados à diversidade sociocultural e ambiental, como o de Planejamento Ambiental e Territorial Indígena, e da inclusão de metas e ações no PDI que valorizem a inclusão, a inovação curricular e a responsabilidade socioambiental. Também se prevê destacar limitações na consolidação da EDS como prática transversal no ensino superior, como a necessidade de maior capacitação docente, adaptação curricular mais ampla e ferramentas de monitoramento específicas para as metas relacionadas à sustentabilidade. Conclui-se que a UFMS apresenta potencial para consolidar-se como referência nacional em EDS, desde que fortaleça suas estratégias institucionais por meio de iniciativas integradas e da adoção de modelos avaliativos, como o Sustainability Balanced Scorecard, capazes de alinhar seus objetivos educacionais aos compromissos globais da Agenda 2030.

Citas

DAVIS, J. (2010) Early childhood education for sustainability pdf. Journal of Action Research Today in Early Childhood (Education for Sustainability in Asia and the Pacific) 35–44.

ELKINGTON, J. (1997). Canibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone Publishing.

FOUTO, A. R. F. (2002). O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. Dissertação de mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. Disponível: http://campus.fct.unl.pt/ campusverde/W_RIA_ARFF.doc.

GUIMARÃES, R. P. (2001). A ética da sustentabilidade e a formulação de políticas de desenvolvimento: Um debate socio ambiental no Brasil (43-71). São Paulo: Fundação Perseu Abramo.

HANSEN, E., & SCHALTEGGER, S. (2016). The sustainability balanced scorecard: A systematic review of architectures. Journal of Business Ethics, 133(2), 193-221

KAPLAN, R., & NORTON, D. (2004). Kaplan e Norton na prática. Rio de Janeiro: Elsevier
LEICHT, A., HEISS, J., WON, J.B. Issues and Trends in Education for Sustainable Development. Education on the move, p. 271. 2018

MENEZES, H. Z., & MINILLO, X. K. (2017). Pesquisa e extensão como contribuição da universidade na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no Brasil. Meridiano 47-Journal of Global Studies, 18.

SACHS, I. (2004). Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond.

SARABHAI, K.V. 2015. ESD for sustainable development goals (SDGs). J. Educ. Sust. Develop. 9 (2), 121–123. 2015. https://doi.org/10.1177/0973408215600601.

UNESCO. Education for sustainable development. https://en.unesco.org/themes/e ducation-sustainable-development-esd. 2021.
Publicado
2025-08-05
Sección
Resumos Expandidos