EDUCAÇÃO ESCOLAR

UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA

Résumé

Este trabalho é parte dos estudos de uma pesquisa em nível de doutorado, na área da Educação que defende a tese de que a escola se conecta com a emancipação humana ao ensinar os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, numa orientação crítica e marxista. Entendemos que as configurações sociais que chegam à escola endossam as teorias pedagógicas hegemônicas, influenciando e buscando redefinir o papel da escola. Fato que evidencia a importância de discutirmos a educação escolar numa perspectiva que desvele o que não está posto na imediatidade. Neste texto, fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica, nos dispomos da análise histórico-ontológica para explicitarmos a origem histórica e social da educação escolar e demonstrarmos seu vínculo com determinados interesses sociais. Defendemos que apesar das contradições e das condições materiais da vida social a educação escolar pode contribuir à emancipação humana.

Bibliographies de l'auteur

Karlliny Martins da Silva, Programa de Pós-graduação em Educação na UFMS em Campo Grande (MS)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente. Diretora do CEI “Maria Bruder Camargo”, em Birigui-SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação (GEFE), dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8973060135051738. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2684190062025261. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8653-3411.

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente. Docente e orientador da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação (GEFE), dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8973060135051738. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1980325005465628. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8544-3756.

Références

LUKÁCS, G. Marx e o problema da decadência ideológica. In: VEDDA, M., COSTA, G., ALCÂNTARA, N. Anuário Lukács 2015. São Paulo: Instituto Lukács, 2015. p. 97- 150. ISBN: 978-85-65999-26-7

MANACORDA, M. A. História da Educação – da Antiguidade aos nossos dias. 3ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

PAULO NETTO, J.; BRAZ, M. Economia Política: Uma introdução crítica. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Publiée
2023-11-04
Rubrique
Resumos Expandidos