A PESQUISA DA ESCRITA EM PROCESSO
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PROCESSOS FORMATIVOS
Abstract
Resumo: a escrita acadêmica é entendida principalmente enquanto produto, apesar do seu caráter processual-formativo, na produção do conhecimento acadêmico-científico no contexto do ensino superior brasileiro (CRUZ,2018). O foco desta investigação é explorar e discutir a escrita enquanto processo na produção do conhecimento, no interior dos processos formativos no ensino superior. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho descritivo-exploratório (GERHARDT, 2009), visamos compreender como a escrita acadêmica, entendida enquanto processo, implica na produção do conhecimento nos processos formativos do ensino superior. A bibliografia levantada sugere que, embora seja uma centralidade na produção do conhecimento acadêmico-cientifico e dos processos formativos no ensino superior, ela (a escrita acadêmica) ainda é majoritariamente entendida como registro ou produto final da aprendizagem e não enquanto processo.
Literaturhinweise
BECKER, H. Segredos e truques da escrita. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
COELHO, Camila Rodrigues; MEDEIROS, Ana Lara Salcedo de. Conhecendo o caminho da Docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). 2017. 10 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências, Furg, Rio Grande, 2017. Disponível em: https://cienciasuab.furg.br/images/TCC/artigo_11.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
CRUZ, Robson Nascimento. Becker e o silêncio sobre a escrita na pós-graduação: soluções antigas para o cenário Brasileiro atual?. 2018.
CRUZ, Robson Nascimento. Palestra. Saúde mental e o bloqueio da escrita na pós-graduação. 2017a. Disponível em:
CRUZ, Robson Nascimento. Palestra. Saúde mental e o bloqueio da escrita na pós-graduação. 2017b. Disponível em:
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Ideação, Foz do de Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & realidade, v. 28, n. 2, 2003.
NÓVOA, António. O futuro da universidade: o maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 54-70, 2019.
PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. Os meandros da escrita académica: alguns recados aos estudantes universitários. 2018.
REZENDE, Camila Ribeiro de Almeida; SALLAS, Ana Luisa Fayet. O controle das emoções na escrita acadêmica e seu impacto na relação do indivíduo com o trabalho intelectual. Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 21, n. 21-3, 2019.
RODRIGUES, Érica dos Santos. A pesquisa da escrita em processo: questões metodológicas e ferramentas de investigação. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QSzPfvFhKZI. Acesso em: 10 set. 2022.
REGINA, Clara; EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro. A escrita acadêmica e a produção de conhecimentos. Disponível em: https://www.roseta.org.br/2021/09/02/a-escrita-academica-e-a-producao-de-conhecimentos/. Acesso em: 15 abr. 2023.
SPERONI, Karine Sefrin. Consumo de si nas tramas da Pós-Graduação Stricto Sensu: como os discentes produzem-se nesse contexto? 2018. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018.