A PESQUISA DA ESCRITA EM PROCESSO

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PROCESSOS FORMATIVOS

  • Guilherme Orestes Canarim Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Victor Fernandes Moreira Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Vanessa Corrêa Balochini Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Abstract

Resumo: a escrita acadêmica é entendida principalmente enquanto produto, apesar do seu caráter processual-formativo, na produção do conhecimento acadêmico-científico no contexto do ensino superior brasileiro (CRUZ,2018). O foco desta investigação é explorar e discutir a escrita enquanto processo na produção do conhecimento, no interior dos processos formativos no ensino superior. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho descritivo-exploratório (GERHARDT, 2009), visamos compreender como a escrita acadêmica, entendida enquanto processo, implica na produção do conhecimento nos processos formativos do ensino superior. A bibliografia levantada sugere que, embora seja uma centralidade na produção do conhecimento acadêmico-cientifico e dos processos formativos no ensino superior, ela (a escrita acadêmica) ainda é majoritariamente entendida como registro ou produto final da aprendizagem e não enquanto processo.

Autor/innen-Biografien

Guilherme Orestes Canarim, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Mestrando em educação pelo PPGE (Programa de pós-graduação em Educação) da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Possui graduação em filosofia pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente participa do GEFOCS (Grupo de Estudos em Educação, Formação Cultural e Sociedade). Tem experiência em pesquisa no campo da educação, em especial nos temas: Teoria Crítica e Estética na Educação, Formação Cultural, Filosofia da Educação, Processos Formativos e escrita acadêmica.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro? Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Associado a ALFE (Asociacion Latinoamericana de Filosofia del la Educacion). Membro da Rede Nexos (UDESC); Coordenador da Sub-sede do Grupo de Pesquisa Teoria Critica e Educação (UFSCar). Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnicorracial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação. Educação em Direitos Humanos.

 

Literaturhinweise

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Veröffentlicht
2023-11-04
Rubrik
Resumos Expandidos