CAPOEIRA ANGOLA E ENSINO DE ARTE NA ESCOLA
CRUZOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Résumé
O objetivo deste resumo expandido, é apresentar a proposta de trabalho de pesquisa de doutorado, em andamento, inserida no âmbito de uma escola da Rede Pública Municipal, em São José dos Campos/SP, com alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, tendo como escopo a capoeira angola no ensino de arte, vinculando-a à noção de inclusão e cruzo para a contribuição ao direito de desenvolvimento escolar dos estudantes na Educação das Relações Étnico-raciais. Esse estudo justifica-se pela necessidade em tornar efetiva a aplicação da Lei 10.639/03 na descolonização do currículo e das práticas pedagógicas, bem como credibilizar outras formas de existências e saberes, a partir de ações realizadas no cotidiano escolar organizadas no currículo de Arte, tendo a capoeira angola como uma dessas formas de conhecimento e sociabilidade afro-brasileira. Parcialmente, as considerações a serem realizadas vão na direção de que, mesmo diante da existência da legislação que garante o Ensino de História e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, as ações capazes de gerar mudanças significativas devem ser ampliadas e impulsionadas de maneira contínua e transversal, no currículo, abrindo caminhos na perspectiva de uma educação inclusiva antirracista, constituída a partir de e constituindo-se em cruzos para a possibilidade de criação de novas experiências formativas e conhecimentos.
Références
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