A MÚSICA E A CRIANÇA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DE UM AMBIENTE MUSICALIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ana Paula Félix Martins Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (MS)
Palavras-chave: Música; Desenvolvimento; Educação Infantil

Resumo

Este resumo visa abordar algumas reflexões acerca dos impactos de um ambiente musicalizador na Educação Infantil, tendo como objetivo geral investigar qual é a maneira mais adequada de se trabalhar com a música, considerando as suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Como objetivos específicos pretende-se identificar a música como uma arte que perpassa pelas diferentes épocas e culturas, bem como pela vida da criança desde a mais tenra idade e refletir sobre a presença da música nas legislações brasileiras que norteiam o âmbito educacional. Tendo em vista que a música nesta etapa Educação Infantil vem sendo trabalhada pelos professores com práticas mecânicas e estereotipadas buscou-se, por meio da metodologia de pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica, analisar os estudos dos autores Brito (2003), Zampronha (2007), Fonterrada (2008), Allucci; Molina; Terahata (2012), Félix; Santana; Oliveira Junior (2014) e Gainza (1988). Diante disso, verifica-se que a música quando bem trabalhada estimula os mais variados aspectos do desenvolvimento da criança. Evidencia-se também, que a linguagem musical deve contemplar atividades voltadas para o desenvolvimento de um ambiente musicalizador, o que impõe a constatação de que a música, além de ser uma arte que permeia a vida da criança desde a mais tenra idade, quando bem trabalhada colabora para o seu desenvolvimento de maneira integral. Nesse sentido, torna-se necessário que os professores repensem suas práticas e concepções, a fim de que possam levar seus alunos a usufruírem de todos os benefícios que uma adequada prática musical pode proporcionar.

Referências

ALLUCCI, R.; MOLINA, S. T.; TERAHATA, A. M. A música na escola. Ministério da Cultura e Vale. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010d. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bas es_1ed.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte. Brasília: MEC, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf.Acesso em: 03 nov. 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, SEF, 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020

BRITO, T. A. D. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FÉLIX, G. F. R.; SANTANA, H. R. G.; OLIVEIRA JUNIOR, W. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17- 28, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/02_A_MUSICA_RECURSO_DI DATICO.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020

FONTERRADA, M. T. D. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2008.

GAINZA, V. H. D. Estudos da psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.

ZAMPRONHA, M. D. L. S. Da música, seus usos e recursos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: UNESP, 2007.
Publicado
2025-07-01
Seção
Resumos Expandidos