ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ROBÓTICA EDUCACIONAL
TRABALHO COLABORATIVO NA REMOÇÃO DE BARREIRAS VISUAIS
Abstract
Com a presente pesquisa temos o objetivo de identificar como o trabalho colaborativo do docente do Atendimento Educacional Especializado com o da área de Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, pode promover o acesso coletivo a partir da remoção de barreiras visuais nas aulas de Robótica Educacional. Na perspectiva de uma escola inclusiva que atenda todas as necessidades de seus estudantes, o trabalho colaborativo se configura como importante ação para que os estudantes desenvolvam as suas potencialidades, com uma rede de apoio que considere as habilidades e particularidades de cada um. Assim, questionamos quais as adequações, os recursos e as intervenções pedagógicas necessárias para os estudantes público da Educação Especial, especificamente os estudantes que carecem a remoção da barreira visual, serem contemplados para sua efetiva participação nas aulas de Robótica Educacional. Realizada pesquisa de cunho bibliográfico, em primeira etapa, tendo como aporte teórico parcial as obras: BOCK, G. L. K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado (2020), VILARONGA, Carla Ariela Rios. MENDES Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores (2014). Como resultado parcial, refletimos sobre a necessidade de adequações nos materiais e nas metodologias utilizadas para que todos os estudantes participem, sendo o trabalho em parceria do docente do Atendimento Educacional Especializado com os profissionais de Tecnologia Educacional primordial. À medida que as demandas de acessibilidade para a efetiva participação dos estudantes que carecem a remoção da barreira visual forem identificadas, não somente eles, mas todos os estudantes podem ser beneficiados.
Riferimenti bibliografici
VILARONGA, Carla Ariela Rios. MENDES Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014