QUANDO A PUNIÇÃO SUSTENTA O RACISMO: INIBIÇÃO, PENSAMENTO CRÍTICO EM CRIANÇAS E A URGÊNCIA DE MEDIAÇÕES CULTURAIS

  • Janini Guedes UFMS

Abstract

 A presente pesquisa em desenvolvimento, tem como objeto de estudo as interações sociais e as dinâmicas das diversidades no contexto escolar das séries iniciais do ensino fundamental, com especial atenção, em como se estruturam os racismos e quais são os seus mecanismos de silenciamento. A investigação centra-se nas relações entre professores e estudantes, bem como entre os próprios alunos/as. Analisamos como essas relações ou interações influenciam o desenvolvimento cognitivo no processo de (con)formação das subjetividades das crianças. Tal análise será levado a cabo à luz da psicologia educacional, psicanálise, Estudos culturais e teorias (de)(s)coloniais. Objetiva-se analisar como as práticas punitivas não reflexivas reproduzem violências. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa na perspectiva autobiográfica, fundamentada na análise de conteúdo. Argumentamos que a partir das mediações culturais no contexto pedagógico pode-se identificar as práticas racistas para uma potencial intervenção transformadora dos conflitos em oportunidades de aprendizagem crítica.

 

 

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Published
2025-05-26
Section
Resumos Expandidos