AS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS “RACIAIS” DESENVOLVIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo conhecer e analisar as práticas dos professores de Educação Infantil em relação às questões das singularidades e subjetividades das crianças negras, observando sua maneira de lidar com a diversidade em sala de aula e a forma como influenciam as relações entre as crianças. Além disso, busca identificar princípios teórico-metodológicos que possam orientar a formação e a pratica docente voltados para uma educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Os referenciais teóricos apresentados problematizam a questão e aprofundam a temática e sua relevância acadêmica. Percebe-se a importância de se mobilizar olhares, posturas, idéias, apresentando possibilidades de mudança em relação às praticas pedagógicas do cotidiano escolar como forma de eliminação das discriminações e preconceitos em relação ao assunto. Importante observar a necessidade de reflexão sobre a construção das identidades das crianças negras na escola e os avanços que precisam ocorrer na prática dos professores da Educação Infantil para que a escola atue na perspectiva de uma educação democrática e cidadã, respeitando os sujeitos na suas singularidades e origens étnicas.
Citas
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