FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS RELAÇÕES ÉTNICAS-RACIAIS

  • Fernanda Calazans Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Resumen

O presente ensaio tem como objeto de pesquisa a formação dos professores com ênfase nas relações étnicas-raciais, com intuito de promover a reflexão sobre a formação acadêmica a respeito do preparo docente para lidar com certas situações presentes no dia a dia escolar uma vez que habitamos em um país racista, pois é necessário que o professor tenha domínio do assunto para que não repita atos como esses.  Para desenvolver essa pesquisa foram analisados os projetos políticos pedagógico dos cursos de graduação em pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, de todos os câmpus, com a intenção de verificar quantas disciplinas são ofertadas na área das relações étnicas-raciais. Então para a compreensão e reflexão sobre, se fez necessário entender o que é política educacional e analisar as leis, L 10639/03 e L 11645/08 que impõe na grade curricular do ensino fundamental e médio que seja ensinado a história e cultura afro-brasileira e indígena.

Citas

ARAÚJO, Denise Silva; ALMEIDA, Maria Zeneide C. M. de. Políticas educacionais: refletindo sobre seus significados. Educativa, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 97-112, 2010.

BRASIL, Lei nº 10639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Palácio do Planalto. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 16 out. 2022.

BRASIL, Lei nº 11645, de10 de março 2008. Brasília: Palácio do Planalto. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm >. Acesso em: 29 nov. 2022.
Publicado
2023-11-08
Sección
Resumos Expandidos