TENSÕES ÉTNICAS E FENOTÍPICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PERTINÊNCIAS E DESCAMINHOS
Résumé
A pesquisa em andamento aqui apresentada se insere no âmbito da Pesquisa do Doutorado em Educação. A mesma figura como uma das dimensões do “Programa: Teoria crítica para o inconformismo: a não-identidade como telos das relações étnicas e ‘raciais’”. O presente recorte, aqui apresentado, tem como objetivo explicitar para analisar as tensões étnicas e fenotípicas evidenciadas no contexto da Educação Infantil em uma escola em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nos pautamos em uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e documental com apropriação de bibliografias. O tema ou a pesquisa justifica-se por entender que as relações sociais (micro sociedade) na Educação Infantil, também, são pautadas na inter-relação entre os sujeitos deste contexto a partir do afetamento étnico fenotípico. O afetamento étnico fenotípico é aqui entendido como a forma com a qual os indivíduos se inter-relação ao privilegiar a percepção externa do Outro para além das suas subjetividades explicitadas, mas sim na relação objetificada pela exterioridade corporal. Esta temática será abordada à luz dos estudos da sociologia da infância e da criança, antropologia da criança, Estudos Culturais e Teoria Crítica da Sociedade. Nossa principal hipótese a ser perscrutada ou refutada é que, no contexto escolar, deve-se ampliar as micro rebeliões didática que potencializem as discussões de temas que envolvem a auto percepção e do Outro emergindo as tensões micro socais.
Références
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