O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E O ACESSO AO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE AUTISTA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Com a presente pesquisa temos o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode favorecer o acesso ao conhecimento de estudantes autistas no Ensino Médio. O autismo, a partir da perspectiva da Neurodiversidade, é uma condição humana que pelas suas variações neurocognitivas registra diferentes modos da pessoa ser e estar no mundo, que podem ser consideradas como não convencionais. Na escola, os professores são desafiados a promover o desenvolvimento das interações sociais dos estudantes autistas, como também o acesso ao currículo e aos conteúdos acadêmicos. Neste contexto, o DUA se apresenta como um conjunto de possibilidades, técnicas e estratégias que buscam ampliar a aprendizagem de estudantes com ou sem deficiência; atingindo o maior número possível de aprendentes, universalizando a construção do conhecimento. A pesquisa justifica-se porque o DUA tem sido uma grande referência para promover práticas pedagógicas inclusivas e, certamente, poderá favorecer o acesso ao conhecimento acadêmico de alunos com TEA no Ensino Médio e em toda Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, tendo como aporte teórico parcial as obras: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (BRASIL, 2008), RIOS, C; FEIN, E. 2019. BORGES, A; SCHMIDT, C. 2021. Como conclusão parcial, refletimos sobre a necessidade da eliminação de barreiras pedagógicas que visem ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante, propondo estratégias de ensino acessíveis por meio de planejamento pedagógico contínuo.
Referências
BORGES, A; SCHMIDT, C. Desenho Universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula. Rio de Janeiro: Revista Teias (v 22 – n.66) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2021.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (BRASIL, 2008).