O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • Poderão submeter texto à REPET-TL toda a comunidade Petiana (ativos e egressos), desde que informados os dados de identificação com o Programa.
  • Indicar nome do grupo, período de atuação (no caso de egresso) e a condição de petiano ou tutor.
  • Indicar a seção a qual se destina o texto.
  • O autor deve indicar a seção a qual se destina o texto. No caso da seção “artigos Livres” deve junto à filiação indicar a condição de Egresso do PET com período e nome do grupo;

  • O arquivo da submissão está em formato Word.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte verdana de 11-pontos; as figuras e tabelas inseridas no texto.

  • O texto possui resumos em língua original e estrangeira (Espanhol ou Inglês) e está dentro do limite de páginas previsto para a seção à qual está sendo submetido.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • As informações disponíveis em Avaliação às cegas, foram seguidas





  • As imagens, figuras e textos utilizados respeitam as normas de direitos autorais vigentes.

  • Todos os autores foram registrados nos metadados - nome completo, instituição, grupo PET que pertence ou pertenceu. (ORCID - OPCIONAL).
  • Todos os autores foram registrados nos metadados.

  • Os direitos autorais serão cedidos à revista. No caso de publicação posterior em outra revista, o autor assume a obrigatoriedade de consultar o Editor da Revista sobre sua intenção de publicação.
  • Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.

  • O termo de uso de imagem é de responsabilidade do autor do texto que deve mantê-lo sob guarda para apresentar, caso solicitado.
  • Cada texto poderá ter, no máximo 6 (seis) autores.

  • Os autores têm direito de submeter à REPET-TL dois (2) artigos por ano, seja como primeiro autor ou como coautor.

  • Declaro que li as diretrizes para autores e que o Artigo livre possui relação com Educação Tutorial.

Diretrizes para Autores

A – Normas para Publicação na Revista REPET-TL:

UTILIZAR O GUIA PARA COMPOSIÇÃO DOS TRABALHOS, disponível em:

GUIA PARA ARTIGOS E RELATOS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

https://drive.google.com/file/d/1RLR_V_wNHNKmkWHRsAO3WsQCvWcDWxxX/view?usp=sharing

A Revista REPET-TL é uma publicação Anual de caráter científico do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e tem por objetivos: 

  1. Promover, difundir e aprimorar a Educação Tutorial como prática de formação no ensino superior, tomando como referência o Programa de Educação Tutorial.

  2. Divulgar e socializar a produção coletiva do PET sob a perspectiva da Educação Tutorial como definida na concepção filosófica, objetivos e orientações didático-pedagógicas do Programa, apresentadas na minuta do manual de orientações básicas do programa elaborado pela comunidade petiana;

  3. Incentivar a divulgação das atividades do planejamento dos grupos PETs buscando explicitar a unidade do processo formativo dentro do contexto de  diversidade das atividades realizadas pelos grupos;

  4. Refletir sobre os referenciais teóricos que possam conformar o paradigma da Educação Tutorial.

  5. Divulgar a produção intelectual de tutores e integrantes ativos e egressos como forma de evidenciar desdobramentos da Educação Tutorial para além da graduação.

 

B – Da periodicidade e das publicações:

 

A Revista REPET-TL tem periodicidade anual: 

Prazo de Recebimento: de janeiro a março.

Prazo de Parecer: junho.

Prazo de Publicação: outubro.

Propondo-se a publicar:

  1. Artigos científicos inéditos de relevância intelectual sob a perspectiva da Educação Tutorial;

  2. Relatos de Experiência/Trabalho de Campo inéditos de relevância intelectual sob a perspectiva da Educação Tutorial;

  3. Artigos Livres inéditos de relevância intelectual para o PET;

  4. Resenhas de livros, teses e dissertações nacionais e estrangeiras, pertinentes aos objetivos da Revista;

  5. Traduções de textos, pertinentes aos objetivos da Revista;

  6. Entrevistas de cunho científico-cultural, pertinentes aos objetivos da Revista.

 

C – Da aprovação dos textos:

 

Os textos enviados serão aprovados para publicação quando atender as seguintes exigências de conteúdo:

 

    1. Os Artigos e Relatos de Educação Tutorial devem ter como temática central a Educação Tutorial e não apenas as temáticas específicas da área de atuação de cada grupo.

    2. Os Artigos e Relatos de Educação Tutorial devem ter como referência a minuta de MOB 2014 e dar conta de, no mínimo, os objetivos 1 e 2 da Revista;   

    3. Os Artigos e Relatos de Educação Tutorial devem evidenciar como a Educação Tutorial se realiza em uma ou mais atividades de um grupo ou conjunto de grupos de uma ou mais instituições.  Neste caso, o texto deve apresentar a atividade a partir do trabalho coletivo, da tríade ensino/pesquisa e extensão (ou de parte dela) e das relações tutoriais no grupo; 

    4. Os artigos livres podem trazer análise de área específica do conhecimento, todavia devem estabelecer relação com o PET, ou seja, os desdobramentos do Programa para o estado da arte do tema de pesquisa, uma vez que o objetivo dessa seção é divulgar a trajetória científica a partir da formação no PET.
    5. Resenhas, traduções e Entrevistas não necessitam ter relação central com o Programa de Educação Tutorial. No entanto, devem:

      5.1.      articular referenciais teóricos da Educação Tutorial por meio de uma (ou mais) das categorias: trabalho coletivo; relações tutoriais; integração ensino, pesquisa e extensão;

      5.2.      discutir, no âmbito do referencial teórico, o papel formativo da integração entre, no mínimo, dois dos três elementos do tripé: ensino, pesquisa e extensão;

  

D - Sobre o processo de avaliação:

Avaliação pelo Conselho Editorial

Os textos serão pré-avaliados pelo Conselho Editorial nos seguintes termos:

  1. adequação ao escopo da REPET-TL.
  2. adequação às normas da REPET-TL.

Avaliação pelos Pares

    1. Deve ter o parecer favorável de 2 (dois) pareceristas;

    2. No caso de 1 (um) parecer desfavorável, o texto será apreciado por um terceiro parecerista;

    3. No caso de parecer favorável à publicação com restrições, as mesmas serão justificadas na folha de parecer, e encaminhadas ao autor;

    4. Caso não haja o cumprimento das solicitações sinalizadas, os textos serão recusados pela Comissão Editorial.

    5. No caso de dois pareceres desfavoráveis, o texto não será publicado.

    6. Será sempre mantido o anonimato dos autores e dos pareceristas.

       

E – Da formatação dos textos:

I – ARTIGOS CIENTÍFICOS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E ARTIGOS LIVRES

A - Textos, em formato digital, entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) páginas, em formato de página A-4, arquivo “word”, letra tamanho 11, “Verdana”, espaço entre linhas 1,5; com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, e parágrafo de 2 centímetros.

B – O início do texto deve conter o título em português (centralizado, negrito e todo maiúsculo), espanhol ou inglês,  seguido de resumos em português e espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, e uma relação de 5 palavras-chave nas respectivas línguas dos resumos que identifiquem o conteúdo do texto. As palavras “Resumo” e “Palavras-Chave” devem estar em maiúsculo, sem recuo de parágrafo (sem tabulação), justificado à esquerda, seguidos de dois pontos. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. Para respeitar as avaliações as cegas, os autores somente deverão inserir dados, como nomes, filiação e grupo ao qual pertence, nos metadados, que são solicitados no momento da submissão. No documento enviado para avaliação, não deverão conter tais dados.

C - É importante conter introdução e conclusão ou considerações finais - subtítulos em maiúsculo fonte verdana, tamanho 11, sem negrito e centralizado; as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas (esse recurso deve ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota deve ter em torno de 3 linhas); as citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm; As menções a ideias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema (Sobrenome do autor, data - no caso de paráfrase) ou (Sobrenome do autor, data, página - no caso de citação textual). Ex.: (MARTINS, 1981) ou (MARTINS, 1981, p.25). Caso o nome do autor esteja citado no texto, indica-se apenas a data e o número da página entre parênteses. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data. Ex.: (SANTOS, 1994a), (SANTOS, 1994b).

 D - Tabelas estão em formato doc ou docx e em formato tif/tiff no corpo do texto, com resolução 300 dpis; Imagens e gráficos estão em arquivo de imagem, formato jpg e tif/tiff com resolução 300 dpis, no corpo do texto; Os títulos e notas de rodapé, de tabelas, imagens e gráficos devem aparecer abaixo das imagens e gráficos; As imagens utilizadas estão livres de copyright; caso estejam sob copyright, a autorização do detentor do copyright está nos documentos suplementares por escrito e assinada.

 E - A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética, e de acordo com as normas da ABNT. Exemplos:

 

-Artigos de periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico (em negrito), local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial e página final, mês(es). Ano. Exemplo:

SANTOS, Douglas. Um objeto para a geografia: sobre as armadilhas que construímos e o que devemos fazer com elas. Terra Livre. Presidente Prudente, SP. V. 1. N. 30. p. 27 – 40. Janeiro – Junho, 2008.

  

-Livros:

SOBRENOME, Nome. Título da obra (título em negrito e o subtítulo sem negrito). Local de publicação: Editora, data. Exemplo:

 BIANCHINI, Odiléia da Conceição D. A Companhia Matte Laranjeira e a ocupação da terra do Sul de Mato Grosso: (1880-1940). Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2000.

 

-Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro (título em negrito e o subtítulo sem negrito). Local de publicação: Editora, Data. Página inicial e página final. Exemplo:

 FABRINI, João Edmilson. A posse e concentração de terra no sul de Mato Grosso do Sul. In: ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de. (Org.). A questão agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar. Campo Grande, MS: UFMS, 2008. p. 53-79.

  

-Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome. Título da monografia, dissertação ou tese (em negrito). Local: instituição em que foi defendida, data. Número de páginas. Categoria (grau e área de concentração). Exemplo:

 MERCADANTE, Patrícia T. M. Soberania Alimentar e Transição Agroecológica no Assentamento 20 de Março, Três Lagoas (MS). 2018. 120p. Dissertação (Pós-Graduação em Geografia) – UFMS, Três Lagoas/MS.

 

 -Trabalhos publicados em eventos:

 SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Título do evento em maiúscula, edição, ano, local do evento, Título da obra ou Anais(em negrito), Local da publicação, ano, página inicial e página final (quando disponível). Exemplo:

 MARTIN, Andrey Minin. Entre memórias e experiências: os (des) caminhos da reforma agrária e a luta pela terra em Mato Grosso do Sul. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25, 2009, Fortaleza. Anais. Fortaleza: ANPUH, 2009. CD-ROM.

 

-Documentos eletrônicos:

 Seguir as mesmas orientações para artigos, acrescidas da expressão “Disponível em:” seguida endereço eletrônico (URL) consultado e da data de último acesso. Exemplo:

 MACIEL, Maria Eunice. Identidade cultural e alimentação. In: CANESQUI, Ana Maria; GARCIA, Rosa Wanda Diez (Orgs.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p. 49-55. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/v6rkd/pdf/canesqui-9788575413876-03.pdf> Acesso em: 02 fev. 2018.

II – RELATOS DE EXPERIÊNCIA/TRABALHO DE CAMPO DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

A - Textos, em digital, entre 5 (cinco) e 15 (quinze) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

 

III – RESENHAS

A – Textos, em digital, entre 3 (três) a 5 (cinco) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

B – O início do texto deve conter o nome do autor(es) e o nome completo da obra resenhada, local de publicação, editora e ano de publicação, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, das informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) e endereço postal do(s) autor(es).

C- Resenhas devem ser de publicações com, no máximo, três anos.

 

IV – TRADUÇÕES

 A – Textos, em digital, até 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

B – O início do texto deve conter o título da tradução, em português e no original, o autor do texto traduzido, local, editora e data da publicação original, e o nome do(s) tradutor(s), com breves currículos.

C – Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas da autorização do autor do texto original ou dos detentores dos direitos autorais de publicação;

 

 V – ENTREVISTAS

 A – Textos, em digital, entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

B – O início do texto deve conter o título da entrevista, local e data, o nome do(s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es), com breves currículos.

C – Autorização do(s) entrevistado(s) para a publicação da entrevista na Revista REPET-TL.

 

 5 – Do envio dos textos:

- Os textos devem ser enviados para a página da Revista REPET-TL:

https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL 

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