A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS-DIDÁTICOS PEDAGÓGICO: UTILIZANDO O CINEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

  • Junfanlee Manoel Oliveira Feliciano Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

Esse artigo é fruto do relato de experiência da produção de recursos didático-pedagógico no PET Conexões de Saberes Ciências da Natureza e Matemática, no âmbito da Universidade de Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus Uberaba, que foram desenvolvidas em uma perspectiva interdisciplinar (FAZENDA, 2005) com professores em processo de formação. Nesse sentido, busca-se a partir do relato evidenciar por meio das prováveis aprendizagens dos participantes desse grupo a interdisciplinaridade nessas produções audiovisuais. Com isso, por meio do relato busca-se evidenciar o processo de produção desses materiais audiovisuais, que utilizou a técnica de stop motion, para a escola básica e apontar uma possibilidade de atividade formativa na formação inicial de professores. Os resultados mostraram que o desenvolvimento das atividades contribuiu para o grupo por meio da constituição de uma visão multidimensional do ensino e reafirmou a necessidade da reflexão sobre as práticas de ensino. Desta maneira, empregando a linguagem audiovisual no processo de ensino aprendizagem constatou-se que é possível, utilizar o cinema enquanto processo de ensino aprendizagem nas ciências exatas e biológicas,  e também como um recurso interdisciplinar na educação básica e na formação de professores.

Publicado
2020-10-28
Seção
Relatos de Educação Tutorial