O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ADEQUAÇÃO METODOLÓGICA DO CURSO DE LÍNGUAS POPULAR ABERTO À COMUNIDADE
Resumo
O presente trabalho é resultado do relato de experiência desenvolvido a partir de uma adequação metodológica remota para as aulas do Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade (CLIPAC), oferecidas pelo grupo PET Conexões Gestão Política-pedagógica. Em razão do isolamento social, importante no combate à disseminação do COVID-19, o grupo optou por adotar o Ensino Remoto como forma de dar continuidade ao projeto de democratização do ensino de idiomas para a comunidade. O trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades e limites da metodologia adotada, além de avaliar as dificuldades dos alunos e possibilitar melhorias, viabilizando um ensino mais inclusivo diante do cenário de pandemia. Por fim, pode-se concluir que a experiência metodológica obteve um retorno positivo por parte dos alunos, o que proporcionou aprendizado sobre ensino remoto para os integrantes do grupo. Além de críticas negativas relacionadas às dificuldades de acesso e aprendizado, possibilitando discussões para o aperfeiçoamento do curso, evidenciando a importância de discutir a temática, assim como relatar as atividades experienciadas.