JOGO EDUCATIVO TRILHA AGROECOLÓGICA: CAMINHOS DE SUSTENTABILIDADE

  • Giovana Rocha Faria UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alan da Silva Neves UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Fernandes Gonçalves UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Melissa Pereira Oliveri UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Celso de Lima UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Victor Gabriel Domingues Bezerra UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O relato em questão é resultado de uma atividade prevista no Planejamento de 2019 do Grupo PET-Geografia, intitulado “PET na Escola”, que teve por objetivo estimular o senso crítico dos alunos acerca dos temas de Cerrado e a Agroecologia como conteúdos do ensino médio. Do ponto de vista metodológico foram realizadas pesquisas sobre o referencial teórico da Agroecologia em parceria com o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA-UFMS), produção e aplicação de jogo como ferramenta didático-pedagógica. Este jogo educativo em formato de tabuleiro recebeu o nome de “Trilha Agroecológica: caminhos de sustentabilidade”. O referido trabalho foi desenvolvido  em espaços educativos no município de Três Lagoas-MS, a saber: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas; Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin; projeto de extensão “Universidade da Melhor Idade” (UMI/UFMS) e Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza. É a ação desenvolvida nesta última escola, que abordamos neste relato. 

Publicado
2020-10-28
Seção
Relatos de Educação Tutorial