JOGO EDUCATIVO TRILHA AGROECOLÓGICA: CAMINHOS DE SUSTENTABILIDADE
Resumo
O relato em questão é resultado de uma atividade prevista no Planejamento de 2019 do Grupo PET-Geografia, intitulado “PET na Escola”, que teve por objetivo estimular o senso crítico dos alunos acerca dos temas de Cerrado e a Agroecologia como conteúdos do ensino médio. Do ponto de vista metodológico foram realizadas pesquisas sobre o referencial teórico da Agroecologia em parceria com o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA-UFMS), produção e aplicação de jogo como ferramenta didático-pedagógica. Este jogo educativo em formato de tabuleiro recebeu o nome de “Trilha Agroecológica: caminhos de sustentabilidade”. O referido trabalho foi desenvolvido em espaços educativos no município de Três Lagoas-MS, a saber: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas; Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin; projeto de extensão “Universidade da Melhor Idade” (UMI/UFMS) e Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza. É a ação desenvolvida nesta última escola, que abordamos neste relato.