GRUPOS PET CONEXÕES DE SABERES COMO INSTRUMENTO DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Camila Sobral Leite Lyra Montalvão Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Vinícius de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Dandara Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Paulo Jackson Garcez Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Nathalia Roberta Silva de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Valéria Cristina Diniz Pereira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o Programa de Educação Tutorial (PET) na modalidade “Conexões de Saberes”, enquanto parte das políticas públicas da educação superior, voltado a garantir a permanência de grupos de origem popular na universidade. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, a organização do trabalho divide-se em: Primeiramente, analisar historicamente a função social das universidades públicas, além dos embates enfrentados pela política educacional diante do projeto neoliberal. No segundo tópico, apresenta-se o processo histórico do Programa em epígrafe, considerando o início da sua trajetória até a junção e formação do PET Conexões de Saberes. Por último, destaca-se a relevância do Programa no que diz respeito às suas ações como meio de permanência de universitários de origem popular nas instituições públicas de ensino. Dessa maneira, apesar dos ataques socioeconômicos às universidades contribuírem na exclusão de estudantes advindos de espaços populares, foi através de lutas sociais que conquistou-se a efetivação de políticas educacionais, inclusive a criação do PET Conexões.

Publicado
2020-10-28
Seção
Artigos de Educação Tutorial