IMPACTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA PERCEPÇÃO E EXPECTATIVAS DOS DISCENTES DO PET ENGENHARIAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o reflexo do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação universitária dos discentes a partir do ponto de vista dos integrantes do PET Engenharias do Instituto Federal da Bahia - campus Vitória da Conquista - BA. A pesquisa se deu por meio da aplicação de um questionário no qual identificou-se o perfil dos petianos, sua percepção em relação ao programa e por fim, as expectativas em relação a contribuição do PET após a graduação. No questionário, foram coletadas as informações de 11 petianos (08 bolsistas e 03 não bolsistas). Após tabulação dos dados referentes a resposta de cada participante, observou-se que um dos principais fatores motivadores para o ingresso dos membros no grupo é a busca por atividades extracurriculares envolvendo principalmente pesquisa e extensão. Elencou-se também as vantagens e as dificuldades da educação tutorial. Por meio dos resultados, observou-se que os alunos consideraram a proatividade e a responsabilidade as características mais importantes para desenvolver as atividades do programa. Finalmente, constatou-se que a participação no grupo é um diferencial para a carreira tanto acadêmica quanto profissional, podendo oferecer vantagens para ingresso em programas de pós-graduação, além de promover um maior preparo para enfrentar desafios cotidianos. Esse diferencial só é alcançado por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão, que além de complementar a matriz curricular, estimula um senso crítico, político e cultural dos petianos.