IMPACTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA PERCEPÇÃO E EXPECTATIVAS DOS DISCENTES DO PET ENGENHARIAS

  • Sérgio Ricardo Ferreira Andrade Júnior Instituto Federal da Bahia - Campus Vitória da Conquista
  • Luca de Almeida Brito Instituto Federal da Bahia
  • Guilherme Gil Fernandes Instituto Federal da Bahia
  • Mikelly Bonfim Anjos Instituto Federal da Bahia
  • Joseane Oliveira Silva Instituto Federal da Bahia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o reflexo do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação universitária dos discentes a partir do ponto de vista dos integrantes do PET Engenharias do Instituto Federal da Bahia - campus Vitória da Conquista - BA. A pesquisa se deu por meio da aplicação de um questionário no qual identificou-se o perfil dos petianos, sua percepção em relação ao programa e por fim, as expectativas em relação a contribuição do PET após a graduação. No questionário, foram coletadas as informações de 11 petianos (08 bolsistas e 03 não bolsistas). Após tabulação dos dados referentes a resposta de cada participante, observou-se que um dos principais fatores motivadores para o ingresso dos membros no grupo é a busca por atividades extracurriculares envolvendo principalmente pesquisa e extensão. Elencou-se também as vantagens e as dificuldades da educação tutorial. Por meio dos resultados, observou-se que os alunos consideraram a proatividade e a responsabilidade as características mais importantes para desenvolver as atividades do programa. Finalmente, constatou-se que a participação no grupo é um diferencial para a carreira tanto acadêmica quanto profissional, podendo oferecer vantagens para ingresso em programas de pós-graduação, além de promover um maior preparo para enfrentar desafios cotidianos. Esse diferencial só é alcançado por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão, que além de complementar a matriz curricular, estimula um senso crítico, político e cultural dos petianos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Ferreira Andrade Júnior, Instituto Federal da Bahia - Campus Vitória da Conquista

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista - BA; Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias IFBA; Membro do Grupo de Inovação e Pesquisa em Automação e Robótica (GIPAR) do IFBA.

Luca de Almeida Brito, Instituto Federal da Bahia

Bolsista do Programa PET Engenharias. Possui experiência como técnico de eletromecânica, por via de trabalhos realizados em projetos de Instalação Elétrica Residencial e manutenção de equipamentos de potência, ademais detém pesquisas relacionadas à Eficiência Energética e Mecatrônica. Como áreas de interesse para artigos futuros se destacam Automação Inteligente e Sistemas Elétricos de Potência. 

Guilherme Gil Fernandes, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Tecnologia em construção de edifícios pela Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação(2016). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária.

Publicado
2020-10-28
Seção
Artigos de Educação Tutorial