O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO HORIZONTE DE DISSEMINAÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS

UMA FRENTE DE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS RUMO A UMA HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL

  • Cassiana Sare Maciel Universidade Federal do Paraná
  • Felipe Adrian Vaz Universidade Federal do Paraná
  • Heloísa Motelewski Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Barreto Assad Bruel Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Zimkovicz Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este trabalho aborda algumas atividades do PET História UFPR do ano de 2020, realizadas no formato online devido à pandemia de COVID-19: Ciclos de Palestras, Oficinas de Ensino de História e um minicurso de História Econômica. A partir de revisão bibliográfica da História Pública e dos objetivos que regem o PET, desenvolvemos a análise dessas experiências — baseada nos relatórios anuais do grupo e nos relatos dos envolvidos —, visando à proposição e à reflexão sobre as possibilidades de construção de uma história pública digital em meio a um contexto dominado pela tecnologia, especialmente após o início da pandemia. Por meio de uma avaliação concatenada desses pontos, identificamos os pilares da “educação tutorial” e as finalidades de engajamento para transformação social previstas no Manual de Orientações Básicas (2014) como catalisadores de renovações de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão discutidas no âmbito da História, reafirmando a relevância do Programa para o campo nacional das práticas em Ciências Humanas. 

Biografia do Autor

Cassiana Sare Maciel , Universidade Federal do Paraná

Graduanda do 7º período em História pela Universidade Federal do Paraná. Voluntária no grupo PET História UFPR de 2019 a 2020, bolsista no programa desde fevereiro de 2020. Email para contato: cassiana.maciel@gmail.com. Endereço para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3210157518477759

Felipe Adrian Vaz, Universidade Federal do Paraná

Graduando do 7° período em História pela Universidade Federal do Paraná, integrando o Programa de Educação Tutorial (PET) História UFPR desde outubro de 2020 na categoria voluntário. Email para contato: felipe.adrian.vaz@gmail.com. Endereço para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3760124840250381.

Heloísa Motelewski, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do 3° período em História pela Universidade Federal do Paraná. É bolsista no grupo PET História UFPR desde fevereiro de 2021, tendo sido voluntária entre o final do ano de 2020 e início de 2021. Email para contato: heloisamotelewski@gmail.com. Endereço para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7022532050657480

Letícia Barreto Assad Bruel , Universidade Federal do Paraná

Graduanda do 7° período em História pela Universidade Federal do Paraná, integra o Programa de Educação Tutorial (PET) História da UFPR desde 2019 e é bolsista desde fevereiro de 2020. Atualmente, desenvolve pesquisa de Iniciação Científica voluntária sob a orientação da Profª Drª Priscila Piazentini Vieira. Email para contato: lebruel@gmail.com. Endereço para Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8025907504322667.

Rafaela Zimkovicz, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do 5° período em História pela Universidade Federal do Paraná. Voluntária no grupo PET História UFPR entre 2019 e 2020, bolsista do programa desde fevereiro de 2020. Realiza pesquisa de iniciação científica sob orientação da Profª. Drª. Priscila Piazentini Vieira. Email para contato: rzimk@hotmail.com. Endereço para currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6240682986499832

Publicado
2021-10-31
Seção
Artigos de Educação Tutorial