O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO TUTORIAL
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a atividade “O Laboratório de Ensino de Matemática no apoio de Atividades Didáticas” presente no planejamento desde a criação do grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL em 2010. Metodologicamente trata-se, portanto, de um trabalho teórico, que visa analisar a atividade à luz da Educação Tutorial. Para a análise serão utilizadas as quatro categorias para a Educação Tutorial descritas pela CENAPET (2014), são elas: as relações tutoriais, o trabalho coletivo, a promoção da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a promoção da interdisciplinaridade. A partir do desenvolvimento da atividade foi possível aproximar os petianos de um conjunto diversificado de recursos didáticos. Assim, tal trabalho de aproximação com novos recursos mostrou uma modalidade de trabalho de acordo com a concepção filosófica e os objetivos do PET no sentido que propicia a formação de um profissional crítico e reflexivo, preparado para aprender de maneira continua e autônoma.