O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO TUTORIAL

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Gerson dos Santos Farias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kaísa Caroline Costa Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alessandro Ribeiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a atividade “O Laboratório de Ensino de Matemática no apoio de Atividades Didáticas” presente no planejamento desde a criação do grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL em 2010. Metodologicamente trata-se, portanto, de um trabalho teórico, que visa analisar a atividade à luz da Educação Tutorial. Para a análise serão utilizadas as quatro categorias para a Educação Tutorial descritas pela CENAPET (2014), são elas: as relações tutoriais, o trabalho coletivo, a promoção da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a promoção da interdisciplinaridade. A partir do desenvolvimento da atividade foi possível aproximar os petianos de um conjunto diversificado de recursos didáticos. Assim, tal trabalho de aproximação com novos recursos mostrou uma modalidade de trabalho de acordo com a concepção filosófica e os objetivos do PET no sentido que propicia a formação de um profissional crítico e reflexivo, preparado para aprender de maneira continua e autônoma.

Publicado
2021-10-31
Seção
Artigos de Educação Tutorial