AUTISMO COMO PAUTA DO GRUPO PET ENFERMAGEM: COMPLEMENTANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Resumo

Um dos objetivos do programa de educação tutorial (PET) é cobrir lacunas curriculares. Assim, as atividades “Reunião de Atualidades” e “visita técnica” do PET ENFERMAGEM da Universidade Federal de Goiás trouxeram em pauta a temática autismo. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do PET Enfermagem no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de um relato de experiência a partir de uma visita técnica a uma clínica especializada em atendimentos a crianças com TEA e de um evento sobre autismo, no qual disponibilizou-se um questionário sobre o conhecimento dos inscritos antes e após o evento. Verificou-se que o conhecimento autodeclarado dos participantes antes do evento foi ruim ou regular e após o evento foi bom ou excelente. A visita técnica ampliou o olhar dos petianos sobre a atuação do enfermeiro no TEA. As atividades do PET sobre o autismo evidenciam seu protagonismo na discussão de pautas relevantes para a graduação e para a sociedade, contribuindo para a formação de profissionais atualizados e cientes do seu papel cidadão.

Biografia do Autor

André Luis Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

PET Enfermagem

Emilly Gomes Souza, Universidade Federal de Goiás

PET Enfermagem

Giovanna Nery de Almeida, Universidade Federal de Goiás

PET Enfermagem

Gabriel Sousa de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

PET Enfermagem

Hélio Galdino Júnior, Universidade Federal de Goiás

PET Enfermagem

Publicado
2022-10-31
Seção
Relatos de Educação Tutorial