AS AÇÕES DE ENSINO E EXTENSÃO DO PET TERAPIA OCUPACIONAL DA UFMG DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19: POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)

Resumo

O PET Terapia Ocupacional da UFMG contemplava em seu grupo de atividades, eventos com diferentes formatos, realizados de modo presencial. Contudo, com a pandemia devido à COVID-19, novas circunstâncias impuseram ao grupo a necessidade de se adaptar ao novo contexto e continuar a realização do trabalho. Objetivando divulgar as ações de ensino e extensão do PET-TO durante a pandemia e pela importância de registrarmos e demonstrar como essas possibilidades de atividades não se esgotaram foi feita uma análise quantitativa e qualitativa das atividades realizadas entre maio de 2020 e novembro de 2021, período que integra as ações feitas no modo remoto. As atividades propostas pelo PET-TO contribuem para uma formação diferenciada, abordando temas que não são contemplados no currículo de graduação e em contraposição à formação fragmentada. A participação dos alunos nesse tipo de atividade acadêmica colabora com a valorização do currículo do estudante e auxilia no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe.
PALAVRAS-CHAVE: Programa de Educação Tutorial; PET; Pandemia; Ensino Remoto; Terapia Ocupacional.

Biografia do Autor

Júlia Monção Dias Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Acadêmica do sétimo período do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais; Bolsista no Programa de Educação Tutorial de Terapia Ocupacional (PET-TO).

Iolanda Costa Rodrigues , Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do sétimo período do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais; Bolsista no Programa de Educação Tutorial de Terapia Ocupacional (PET-TO).

Tânia Lúcia Hirochi , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO- Universidade Federal de Minas Gerais; Tutora do Programa de Educação Tutorial de Terapia Ocupacional (PET-TO).

Publicado
2022-10-31
Seção
Relatos de Educação Tutorial