REFORÇO ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO

Resumo

RESUMO: O ensino de Matemática apresenta constantes desafios para as escolas brasileiras, que requerem diferentes estratégias educacionais que contribuam com o desenvolvimento dos estudantes e os ajudem a alcançar as habilidades desejadas. Uma alternativa para minimizar os obstáculos de aprendizagem dos alunos é o reforço escolar, estratégia adotada pelo grupo PET Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para contribuir com algumas escolas públicas da cidade de Três Lagoas. O presente trabalho relata a elaboração e a implementação da atividade intitulada "Reforço Escolar no Ensino Básico", proposta no planejamento de atividades do grupo. As metodologias adotadas e os impactos proporcionados pela atividade, tanto na vida acadêmica dos estudantes, quanto no andamento das disciplinas de matemática, são descritos e ilustrados por relatos de professores que tiveram seus alunos envolvidos no projeto.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino Aprendizagem, Matemática, Reforço Escolar, Programa de Educação Tutorial.

ABSTRACT: The teaching of Mathematics presents constant challenges for Brazilian schools, which require different educational strategies that contribute to the development of students and help them to achieve the desired skills. An alternative to minimize students' learning obstacles is tutoring, a strategy adopted by the PET Mathematics group on the Três Lagoas Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul, to contribute to some public schools in the city of Três Lagoas. The present work reports the elaboration and implementation of the activity entitled "School Reinforcement in Basic Education", proposed in the planning of the group's activities. The methodologies adopted and the impacts provided by the activity, both in the academic life of the students and in the progress of the mathematics disciplines, are described and illustrated by reports of teachers who had their students involved in the project.

KEY-WORDS: Teaching Learning, Mathematics, School Tutoring, Tutorial Education Program.

Publicado
2023-12-06