EDUCANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA A CULTURA DA PAZ: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

  • Nádia Grosso Torres Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Clara Feitosa Salles
  • Vitória Carolina Calister Bastos
  • Maria Paula Figueiredo Terence
  • Jomara Brandini Gomes
  • Mara Cristina Ribeiro Furlan

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS CPTL) sobre a realização do projeto de Extensão “Educando para a cultura da paz”. O projeto possuiu o intuito de promover valores fundamentais para promover a paz nas relações sociais e inteligência emocional para resolução de conflitos. No total, 25 crianças e adolescentes entre seis e 12 anos participaram do projeto. Foram realizados cinco encontros presenciais, com uso de metodologias ativas, desenvolvidas durante aproximadamente uma hora e meia. As seguintes temáticas foram abordadas: apresentação do projeto; identificação de atitudes, palavras e pensamentos que causam problemas e sofrimento emocional no dia a dia; controle emocional frente a conflitos; construção da autoestima; diálogo, empatia, generosidade e respeito à diversidade. Podendo-se concluir notável a mudança positiva no comportamento das crianças e dos adolescentes.

Publicado
2023-12-06