AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O CASO DOS GRUPOS PET MATEMÁTICA DA UFMS

Resumo

O presente trabalho buscou refletir sobre a contribuição da educação tutorial na formação inicial de professores de matemática. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos com os documentos e estudos que tematizam a educação tutorial, bem como pesquisas que abordam as especificidades da formação do professor de matemática, em especial, a fase inicial. Como parte do desenvolvimento metodológico do trabalho foi analisado, com a lente da pesquisa qualitativa, o caso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que conta com três grupos do Programa de Educação Tutorial vinculados a cursos de Licenciatura em Matemática. Foram entrevistados 51 petianos egressos dos grupos de matemática da UFMS utilizando a técnica do questionário como ferramenta de produção de dados, com perguntas que abordaram desde os motivos da escolha por participar do programa até a influência na formação e no trabalho docente realizado atualmente. Os resultados indicam uma avaliação positiva do programa, reconhecendo sua excelência, bem como uma contribuição importante na formação, em termos de aprofundamento de conceitos teóricos, em termos pedagógicos de reflexão sobre a prática docente, bem como em termos da formação de um profissional humanista e criativo.

Biografia do Autor

Gerson dos Santos Farias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor do Magistério Superior, classe assistente, nível A, do Departamento de Ciências Exatas e
Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista, atuando
nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação Matemática (2020-2022) pelo PPGEduMat/INMA -
UFMS. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ensino de Matemática; Tecnologias Aplicadas a
Educação Presencial, pela Faculdade UNIBF (2021 - 2022). Especialista em Ensino da Matemática; Didática do
Ensino da Matemática; Docência do Ensino de Matemática pela Faculdade UNIBF (2020 - 2021). Graduado em
Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL) (2016-2020). Membro do Grupo de
Pesquisa - Formação e Educação Matemática (FORMEM) e do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em
Educação Matemática (GAIPEM). Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de
Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática,
Formação de Professores que ensinam Matemática (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento
profissional), Abordagens Narrativas em Educação e Pesquisa (Auto)biográfica.

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Petiano Egresso do grupo PET Conexões de Saberes Matemática UFMS/CPTL (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). E-mail: silvaalessandror@outlook.com.

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora Egressa do grupo PET Conexões de Saberes Matemática UFMS/CPTL (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Publicado
2023-12-06