ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL, BEM-ESTAR E DESENVOLVIMENTO UNIVERSITÁRIO: EXPERIÊNCIAS DO PET EDUCAÇÃO FÍSICA/UFMS

  • Bianca Vieira Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Joany Donat Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Karyn Teixeira Paixão Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O acesso as universidades públicas brasileiras nas últimas décadas têm aumentado exponencialmente. Entretanto, o perfil do estudante tem passado por modificações, predominando em Universidades Federais jovens que além do estudo precisam dedicar parte do seu tempo ao trabalho. Tal quadro, traz diversos complicadores à vida estudantil, por vezes, resultando na falta de tempo para vivências de experiências importantes ao desenvolvimento individual e social, como o lazer. Considerando que o lazer figura como uma experiência importante ao bem-estar e desenvolvimento pessoal e social, o grupo de Educação Física do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul promoveu em 2023 o projeto “Animação sociocultural e bem-estar universitário”, apresentado neste manuscrito por meio de Relato de Experiência.

Biografia do Autor

Bianca Vieira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Petiana Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Joany Donat, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Petiana Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Acadêmica do curso de bacharelado em Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Karyn Teixeira Paixão Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Petiana Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Acadêmica do curso de bacharelado em Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista Tutor do Programa de Educação Tutorial, Grupo Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Docente no curso de Educação Física, Faculdade de Educação e orientador no Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Publicado
2024-12-11