PRÁTICA DE PERÍCIA FORENSE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

  • Vanessa Ariane Silva da Costa Universidade Federal do Ceará/Egressa do PET Biologia UFC - Campus do Pici https://orcid.org/0000-0002-9104-2921
  • Ana Karoliny Alves da Silva Universidade Federal do Ceará/Egressa do PET Biologia UFC - Campus do Pici
  • Erika Freitas Mota Universidade Federal do Ceará/Tutora do PET Biologia UFC - Campus do Pici

Resumo

No PET Biologia UFC, durante seus cursos de férias, prioriza-se o uso de metodologias ativas e lúdicas para o ensino de ciências. Um exemplo é a atividade "Perícia Forense" com apresentações expositivas sobre biologia forense e dramatizações com personagens interpretados por membros do PET. A biologia forense é uma área das Ciências Forenses que usa o conhecimento sobre vestígios de origem biológica. Em sala de aula, pode despertar o interesse dos estudantes pela ciência. Assim, este trabalho objetiva avaliar as contribuições da aplicação da atividade “Perícia Forense”, comparando as edições do curso de férias de 2020 e 2024. Para tanto, os alunos responderam a um questionário antes e depois da aula, permitindo avaliar a atividade e verificar o conhecimento adquirido. Entre as edições, houve mudanças no formato da atividade, conteúdo teórico, metodologia de avaliação e engajamento dos alunos. Nas duas edições, os participantes avaliaram muito bem a aula, principalmente pela metodologia lúdica e a maioria relatou que a atividade auxiliou na aprendizagem sobre o tema.

Biografia do Autor

Vanessa Ariane Silva da Costa, Universidade Federal do Ceará/Egressa do PET Biologia UFC - Campus do Pici

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2021). Foi monitora de disciplinas correlatas à botânica (2015 - 2018) e bolsista do Programa de Ensino Tutorial - PET Biologia UFC de (2018 - 2021). Estagiou no Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia - Lembiotech (2018 - 2021), atuando em pesquisas com ênfase no estudo de microbiomas de solos da Caatinga. Atualemente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis) da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhando com bactérias de ninhos de espuma de anuros visando o combate à quitridiomicose. 

Publicado
2024-12-16