BOLETIM PETBIO UFMA: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Resumo

O Boletim PETBio UFMA (ISSN: 2237-6372), um periódico revisado e editorado por petianos, foi criado em 2007 e apoiou-se no tripé pesquisa, ensino e extensão para se tornar uma ferramenta importante de jornalismo científico, divulgação científica e letramento acadêmico para a comunidade do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O intuito deste trabalho é apresentar o Boletim para outros grupos PET e demonstrar a sua importância para o desenvolvimento acadêmico dos petianos e outros autores de produções do Boletim. Para isso, foi analisado o número de trabalhos das edições do Boletim PETBio UFMA entre os anos de 2020 e 2023 e formulários distintos para autores em geral e para petianos em específico. Os resultados demonstraram que ambos foram beneficiados quanto ao aprimoramento da escrita científica, na análise crítica e no conhecimento do processo de publicação científica.

Biografia do Autor

Jens Martin Cutrim Knauf, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

É graduando em Ciências Biológicas (Bacharelado) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atua como bolsista FAPEMA no projeto de iniciação científica "Levantamento de Orchidaceae de localidades do Maranhão, com ênfase na região metropolitana de São Luís" pelo Laboratório de Estudo sobre Orquídeas (LEO). Participa ainda como não bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET), realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão. Possui interesse em botânica, principalmente em taxonomia e sistemática de fanerógamas.

Júlia Kellen da Silva Dias, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduanda do curso de Ciências Biológicas grau licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é estagiária do grupo de pesquisa em biodiversidade, biotecnologia e bioprospecção (GB3) onde realiza pesquisas relacionadas ao vírus HTLV 1/2. Além disso, também é bolsista da Pró-Reitoria de Educação e Cultura pelo Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada (NIBA) onde realiza pesquisas relacionadas a oncologia e micologia associada a Euterpe oleracea. Participa ainda no Programa de Educação Tutorial (PETBio). Possui interesse nas áreas de Microbiologia com ênfase em virologia e micologia, Oncologia e Biologia Celular.

Layla Leticia Alves de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduanda de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Maranhão, onde atua no GB3 - Grupo de Pesquisa em Biodiversidade, Bioprospecção e Biotecnologia, Integrante da LAAIS - Liga Acadêmica de AIDS e IST da UFMA, além de ser membro não bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).

Leandro Sodré Mota Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Atualmente é aluno de graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sendo estagiário do Laboratório de Ecologia e Sistemática de insetos polinizadores e Predadores (LESPP) e bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET Biologia vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além disso é membro ligante da Liga Acadêmica de Bioinformática (LABI). Tem interesse nas áreas de Entomologia, com ênfase em Ecologia, sistemática filogenética e taxonomia, além de Biologia molecular e Botânica.

Mabele Cristina Silva Torres , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Estudante de graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, na Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Programa de Educação Tutorial - PET Biologia, no qual executa projetos ligados à pesquisa, ensino e extensão. Atua em pesquisas com Criptógamas, principalmente Samambaias e Licófitas no Laboratório de Estudos de Orquídeas (LEO) do Departamento de Biologia, Campus São Luís.

Lucas Cardoso Marinho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Lucas Marinho possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB: 2009-2013), Mestrado e Doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS: 2013-2015 / 2015-2019), onde estudou a Sistemática de Tovomita (Clusiaceae) e gêneros relacionados. Em 2016, atuou como colaborador no Projeto Reflora alocado no Naturhistorisches Museum Wien, Áustria. Em 2017, foi doutorando sanduíche (PDSE-Capes) em Harvard University, Massachusetts, EUA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020 na área de Biodiversidade. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, tutor do PET-Biologia e credenciado como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Botânica Tropical da Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi e Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Taxonomia e Sistemática e atua principalmente em grupos da Ordem Malpighiales.

Publicado
2024-12-11