O PAPEL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO ÊXITO PROFISSIONAL DO GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
RESUMO: Exige-se do profissional biólogo uma formação multidisciplinar em suas atividades e, muitas vezes, após o término da graduação, esses profissionais recém-formados sentem-se frustrados com a realidade do mercado de trabalho. Dessa forma, é importante que, durante a graduação, os estudantes tenham oportunidade de participar de diversos projetos para aprimorar sua formação complementar. Esse trabalho objetiva avaliar se a participação no Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia contribui no desenvolvimento de habilidades e valores morais, éticos e profissionais em egressos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que foram membros do PET (petianos). Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa que faz parte de um estudo mais amplo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 2021. Os resultados da seção PET e carreira são discutidos ao longo do artigo e evidenciam a contribuição positiva para a carreira dos profissionais graduados em Ciências Biológicas da UFc egressos do PET Biologia.
PALAVRAS-CHAVE: Programa Institucional, Atividades extracurriculares, Petiano egresso, Sucesso profissional, Formação do Biólogo.