O PAPEL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO ÊXITO PROFISSIONAL DO GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

RESUMO: Exige-se do profissional biólogo uma formação multidisciplinar em suas atividades e, muitas vezes, após o término da graduação, esses profissionais recém-formados sentem-se frustrados com a realidade do mercado de trabalho. Dessa forma, é importante que, durante a graduação, os estudantes tenham oportunidade de participar de diversos projetos para aprimorar sua formação complementar. Esse trabalho objetiva avaliar se a participação no Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia contribui no desenvolvimento de habilidades e valores morais, éticos e profissionais em egressos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que foram membros do PET (petianos). Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa que faz parte de um estudo mais amplo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 2021. Os resultados da seção PET e carreira são discutidos ao longo do artigo e evidenciam a contribuição positiva para a carreira dos profissionais graduados em Ciências Biológicas da UFc egressos do PET Biologia.

 

PALAVRAS-CHAVE: Programa Institucional, Atividades extracurriculares, Petiano egresso, Sucesso profissional, Formação do Biólogo.

Biografia do Autor

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), em Licence de Biologie Cellulaire et Physiologie - Université de Paris XI (Paris-Sud) (1998) e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006). Tutora do Programa de Educação Tutorial da Biologia (PET Biologia UFC). Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará e dos Programas de Pós Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) e Programas de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - Pólo RENOEN-UFC e de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará. Atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Biologia em diversos contextos; Metodologias ativas para o ensino de Ciências e Biologia;  Divulgação Científica no contexto de formação do biólogo e Bioprospecção de Recursos Naturais e Estresse Oxidativo.

Luiz Eduardo Melo Araújo , Egresso da Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas (Modalidade Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da UFC (2018 a 2021).

Juliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Biológicas na modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista do grupo PET Biologia UFC desde julho 2022, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Tem interesse nas áreas de zoologia, com ênfase em taxidermia, conservação da biodiversidade, parasitologia, microbiologia e divulgação científica.

Jamyle Victória Gonçalves Gama, Universidade Federal do Ceará

Graduanda na modalidade de bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é membro da Mata Branca Jr. - Soluções Ambientais, atuando na diretoria de gestão de pessoas, e bolsista do grupo PET Biologia UFC, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui interesse nas áreas de botânica, citogenética, genética, hematologia, microbiologia, sistemática e taxonomia. 

Publicado
2024-12-11