UM RELATO DA ATIVIDADE MATGAMI: EXPLORANDO O ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMIS
Resumo
Este presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado na atividade "MATGAMI: DESCOBRINDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE ORIGAMI", a qual foi desenvolvida no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Esta atividade visa abordar os desafios do ensino de Matemática, especialmente da geometria, oferecendo uma experiência prática e lúdica na construção de sólidos geométricos, promovendo assim uma abordagem mais concreta e envolvente no processo de aprendizagem. A atividade foi realizada em escolas de diferentes municípios, contando com a participação de estudantes e professores, e recebeu uma avaliação positiva, resultando inclusive em convites para apresentações em eventos educacionais. Podemos concluir que o MATGAMI vem sendo desenvolvida com sucesso, visando tornar o ensino da geometria mais acessível aos alunos, substituindo métodos tradicionais por abordagens práticas e tangíveis, além disso, o sucesso da atividade reflete a contínua adaptação e atualização, visando sempre proporcionar uma educação mais envolvente e significativa.