UM RELATO DA ATIVIDADE MATGAMI: EXPLORANDO O ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMIS

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado na atividade "MATGAMI: DESCOBRINDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE ORIGAMI", a qual foi desenvolvida no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Esta atividade visa abordar os desafios do ensino de Matemática, especialmente da geometria, oferecendo uma experiência prática e lúdica na construção de sólidos geométricos, promovendo assim uma abordagem mais concreta e envolvente no processo de aprendizagem. A atividade foi realizada em escolas de diferentes municípios, contando com a participação de estudantes e professores, e recebeu uma avaliação positiva, resultando inclusive em convites para apresentações em eventos educacionais. Podemos concluir que o MATGAMI vem sendo desenvolvida com sucesso, visando tornar o ensino da geometria mais acessível aos alunos, substituindo métodos tradicionais por abordagens práticas e tangíveis, além disso, o sucesso da atividade reflete a contínua adaptação e atualização, visando sempre proporcionar uma educação mais envolvente e significativa. 

Biografia do Autor

Felipe Bernardino da Silva Lucas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET), no grupo PET Conexões de Saberes Matemática (PCSMAT) durante os anos de 2022 e 2023. Membro dos grupos de pesquisas: Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT), orientado pela Prof. Dra. Suely Scherer; Didática, Educação Sexual e Artes (DiESA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) orientado pelo Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos. Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Integração de Tecnologias Digitais.

Roberta de Araújo Lira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Graduada em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas; Petiana Egressa do Programa de Educação Tutorial (Pet Conexões de Saberes Matemática UFMS/CPTL).

Bianca Silva Braga, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat/INMA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagos (CPTL). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Grupo Conexões de Saberes Matemática/CPTL.

Fernando Pereira de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: EQUAÇÕES DE NAVIER-STOKES, PHASE-FIELD. Atualmente é Professor Adjunto com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2024-12-11